Quais são as causas da calcificação da próstata?

Perguntado por: ocrespo7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Estas são geralmente provocadas por bactérias (Escherichia coli, Pseudomonas, Klebsiela e Proteus) que migram da bexiga ou da uretra para a próstata.

Os sintomas do aumento das dimensões da próstata são separados em 2 grupos: sintomas de armazenamento e sintomas de esvaziamento. Dentre eles estão o aumento da frequência urinária diurna e noturna, demora para iniciar micção, jato fraco e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

A doença não tem cura por definição, mas há tratamento.

O que fazer para acabar com a calcificação nas artérias

  1. Parar de fumar.
  2. Tomar medicamento indicado pelo seu médico.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Ter uma dieta saudável.
  5. Controlar a pressão arterial.
  6. Controlar o colesterol.

Oral: Alendronato, Risedronato e Ibandronato, de tomada uma vez por semana ou mensal, em jejum, com um copo cheio de água, devendo aguardar ao menos 30 minutos para se alimentar ou deitar-se. Endovenoso: Ácido Zoledrônico, com infusão anual. Os bisfosfonatos devem ser usados junto com cálcio e vitamina D.

Esta patologia resulta do crescimento anormal do número de células prostáticas, o que leva à compressão da uretra e respectivas queixas urinárias.

Processo degenerativo de um tecido orgânico por depósito de sais de cálcio.

Próstata aumentada ou inflamada (hiperplasia)
A hiperplasia prostática, ou inflamação e o aumento da próstata, é um crescimento benigno (não sendo um câncer) do tamanho da próstata que atinge cerca de 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos.

PSA maior que 20 – Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença com metástases.

O câncer de próstata, quando está avançado localmente (ou seja, já está grande mas somente na próstata), pode ocasionar sintomas urinários incluindo a dor. Entretanto, existem outras causas para dor ao urinar, tais como pedras ou infecção urinária.

A urtiga é uma excelente planta para usar contra a próstata aumentada, pois contém substâncias que diminuem as enzimas responsáveis pela inflamação da glândula, além de regular os níveis de testosterona.

O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto. A utilização de alfa-bloqueantes, como Tansulosina, é uma opção para melhorar as queixas miccionais do doente.

Carnes processadas, como presunto, linguiça e salsicha, são alimentos que irritam a próstata ainda mais e, por isso, devem ser evitadas.

Essa condição crônica pode levar à formação de placas de gordura nas artérias, dificultando a circulação sanguínea e provocando sintomas graves como dor claudicante, aumento da pressão arterial, problemas renais, entre outros.

A calcificação arterial consiste principalmente em precipitações de sal do cálcio na parede das artérias, similarmente ao que é encontrado no osso. Há diversos fatores que criam uma maior propensão a essa patologia, como idade avançada, ascendência africana, colesterol alto, tabagismo e hipertensão.

A calcificação pode ocorrer em qualquer artéria do corpo e resultar em sintomas diferentes, como derrames, aumento da pressão arterial, claudicação, etc. O tabagismo é a principal causa da formação de placas nas artérias, seguido por hipertensão, hipercolesterolemia, sedentarismo e obesidade.

A calcificação distrófica geralmente não tem grandes efeitos deletérios sobre o organismo, exceto quando afetando válvulas cardíacas (causando estenose e insuficiência valvular e cardíaca), complicando ateroscleroses ou potenciando a ocorrência de litíases.