Quais são as categorias de produtos?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 16 votos

As categorias de produtos são uma forma de classificar e organizar as mercadorias de uma loja virtual, conforme os seus nichos de vendas. Um e-commerce de cosméticos, por exemplo, pode ser dividido em categorias de maquiagem, perfumaria, produtos para cabelo, entre outros.

Categorias de produtos são nichos específicos de vendas por meio dos quais um e-commerce é organizado. A categorização é fundamental para gerar mais tráfego para uma loja virtual e melhorar a experiência do usuário no site.

Os cinco níveis são: Produto central, Produto básico, Produto esperado, Produto ampliado e Produto potencial. Produto central ou benefício central. É fundamentalmente o que o cliente está comprando. Exemplo: o consumidor que compra um chuveiro está comprando banhos.

As classes são o agrupamento ordenado de produtos e serviços em razão de pontos em comum, semelhança e segmento.

Como classificar do jeito certo os produtos?

  1. Características especiais próprias do produto;
  2. Uso fina do produto em relação ao seu destino;
  3. Matéria-prima e/ou insumos usados para a sua produção;
  4. Forma, tamanho e características técnicas;
  5. Nome para produtos do mesmo gênero.

As categorias de novos produtos

  1. Produtos novos para o mundo. A única categoria de produto verdadeiramente novos são os “produtos novos para o mundo”. ...
  2. Produtos novos para a empresa. ...
  3. Extensões da linha de produtos. ...
  4. Melhorias no produto. ...
  5. Reposicionamento do produto. ...
  6. Reduções de custos.

Principais takeaways
Na economia clássica, temos quatro tipos de mercados (monopólio, oligopólio, concorrência perfeita, monopsônio).

Acesse mais informações no produto busca produtos por categoria.

Tipos de mercados de acordo com a concorrência

  • Mercado de Monopólio. ...
  • Mercado de concorrência imperfeita. ...
  • Mercado de concorrência perfeita.

Conheça os 5 principais tipos de vendas mais utilizados nas...

  1. Venda direta. Na venda direta, os produtos ou serviços são oferecidos ao consumidor sem qualquer intermediário. ...
  2. Venda consultiva. ...
  3. Venda corporativa. ...
  4. Venda casada. ...
  5. Venda consignada.

Como dissemos, o ciclo de vida de um produto tem 5 fases, que são desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio, segundo Levitt.

Os produtos possuem um conjunto de características físicas (tamanho, densidade , espessura etc.) que os caracterizam, principalmente aqueles produzidos em série, e que normalmente obedecem a padronizações como os padrões ISO , por exemplo.

Produtos básicos são aqueles que guardam suas características próximas ao estado em que são encontrados na natureza, ou seja, com um baixo grau de elaboração. Geralmente, estes produtos têm baixo valor, normalmente intensivo em mão-de-obra, cuja cadeia produtiva é simples e que sofrem poucas transformações.

Classe 1 – Explosivos
Subclasse 1.3 Substâncias e artefatos com risco predominante de fogo; Subclasse 1.4 Substâncias e artefatos que não representam risco significativo; Subclasse 1.5 Substâncias pouco sensíveis; Subclasse 1.6 Substâncias extremamente insensíveis.

Substâncias sujeitas à combustão espontânea e substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis, ou seja, material sólido que imediatamente inicia um processo de combustão com a ajuda de um dispositivo de ignição, são classificados como sólidos inflamáveis Classe 4.

1) Produtos de Conveniência; 2) Produtos de Preferência; 3) Produtos Comerciais; 4) Produtos Especiais.

Você pode, por exemplo, utilizar as seguintes referências:

  1. Nome e marca do produto (padrão);
  2. Descrição do produto;
  3. Quantidade;
  4. Preço de custo;
  5. Preço de venda;
  6. Categoria;
  7. Dados tributários;
  8. Fotos.

estoque de itens semiacabados (o chamado work in process ou WIP), também reservados à equipe de produção; estoque de produtos acabados, ou seja, de mercadorias prontas para a venda; estoque de produtos consumíveis, usados no dia a dia, como produtos de limpeza e de papelaria.