Quais são as carnes imundas?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

6 E a lebre, porque remói, mas não tem os cascos fendidos; essa vos será imunda. 7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

Ele nos diz que peixes de água doce e salgada com barbatanas e escamas servem de alimento (versículos 9 a 12), mas criaturas aquáticas sem essas características (bagre, lagosta, caranguejo, camarão, mexilhão, sapo, ostra, lula, polvo etc.) não devem ser comidos.

No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

As carnes brancas de aves, como pato, codorna ou galinha, possuem menos gorduras e calorias e, por esse motivo, geralmente são consideradas mais saudáveis e podem ser consumidas mais frequentemente.

Também o porco, porque tem unhas fendidas e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo. Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos”.

"É uma carne que requer cuidados devido à presença de alguns microrganismos, da mesma forma que devemos cuidar do preparo de frangos, peixes e carnes vermelhas que também possuem microrganismos específicos. Suínos criados de forma clandestina, em especial, podem apresentar perigo.

Vocês não comerão a carne desses animais nem tocarão em seus cadáveres; considerem-nos impuros. "Os que se consagram para entrar nos jardins indo atrás do sacerdote que está no meio, comem carne de porco, ratos e outras coisas repugnantes, todos eles perecerão", declara o Senhor.

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.

A tradição de não comer carne vermelha e substituí-la por peixe não é expressa no Código de Direito Canônico da Igreja Católica, que trata dos dias de penitência. Não existe referência à proibição da carne de boi ou liberação somente da de peixes.

Animais especificamente referenciados
Entre esses animais estão gazelas, bois, veados, ovelhas, antílopes e cabras.

Igualmente nas religiões do Livro (judaísmo, cristianismo, islamismo) o símbolo do javali ou porco encerra um lado negativo. É frequentemente associado à ferocidade, à força cega selvagem, à crueldade, à luxúria e à gula. Também está relacionado com o diabo e as forças obscuras do mal.

Para você que não sabe o que é um alimento reimoso, trata-se de alimentos com alta concentração de proteína e gordura animal, como carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos. Algumas frutas cítricas, apesar de não terem proteína animal, são consideradas “frutas reimosas”.

A carne de porco é um alimento cujo consumo é condenado no Islamismo, no Judaísmo e entre os adventistas do Sétimo Dia. Para os judeus, a proibição se dá por respeito à Lei de Moisés, no livro Levítico 11, que dispõe sobre que alimentos poderiam e quais não poderiam ser consumidos.

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

O peixe é fornecedor de aminoácidos, os «tijolos» que formam as proteínas. E o valor nutritivo destas proteínas é superior ao da carne, além de que são mais facilmente digeridas. O peixe possui um menor teor de gordura.

Devido à grande variedade de minerais, vitaminas e nutrientes, o peixe ajuda a prevenir tanto enfermidades físicas – como doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, câncer – quanto mentais – como depressão e ansiedade. Além disso, também reduz a taxa de partos prematuros, nutrindo e fortalecendo o corpo.

Benefícios do fígado para a saúde. O fígado é um alimento rico em nutrientes, uma excelente fonte de vitamina B12, vitamina A, cobre, folato, riboflavina, selênio e zinco; é uma ótima fonte de niacina, ácido pantotênico, fósforo, proteína, vitamina C e vitamina B6; boa fonte de ferro e tiamina.