Quais são as características sociedade de massa?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Podemos descrevê-la como uma sociedade em que a grande maioria da população está envolvida na produção, na distribuição e no consumo de bens e serviços, além de seguirem um modelo de comportamento generalizado, participando do meio político e da vida cultural por meio do uso dos meios de comunicação de massa.

Quais as consequências da Cultura de Massa? Uma das consequências da cultura de massa é a homogeneização cultural, que considera estranha qualquer manifestação cultural que não incentive o consumo exacerbado de bens e serviços.

Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.

Os tipos de sociedade mais comuns são: Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Sociedade Cooperativa, Sociedade Unipessoal, Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade Comandita por Ações, Sociedade em Comandita Simples e Sociedade em Conta de Participação.

Um dos exemplos mais comuns de sociedade são as abelhas. Outros animais que podemos destacar são as formigas, cupins e até mesmo o homem.

Na sociedade em massa podemos citar exemplos, como a popularização de redes sociais onde, milhões de pessoas interagem online. A influência da mídia de massa na opinião pública e o consumo em massa de produtos culturais, como filmes e músicas populares.

Alguns exemplos da cultura de massa, são:

  • músicas,
  • filmes,
  • gêneros de dança,
  • séries de televisão,
  • revistas,
  • desenhos animados,
  • moda,
  • gastronomia.

A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.

Massa é uma grandeza física inerente à matéria, a qual determina e representa sua inércia e sua influência gravitacional. Quanto maior a massa de um objeto, maior é sua resistência à inércia e maior tende a ser sua distorção do espaço.

Podemos eleger como exemplos de cultura popular a música caipira brasileira, o samba, o grafite como arte urbana, a literatura de cordel nordestina, e a nossa culinária popular. A literatura de cordel é um exemplo de cultura popular produzida no Nordeste brasileiro.

O povo vive da plenitude da vida dos homens que o compõem, cada um dos quais em seu próprio posto e à sua maneira, é pessoa consciente de suas próprias responsabilidades e suas próprias convicções. A massa pelo contrário espera impulso de fora.”

As sociedades são compostas por grupos de pessoas com maior organização, geralmente esses grupos encerram em si as comunidades; e há nelas uma organização social feita por instituições, como o governo, a família, a escola e, quando há a quebra da ordem social, a polícia.

São características de instituições coletivas. Exemplo de uso da palavra Características sociais: O voto e a copa do mundo são características sociais que compartilhamos.

Estratificação Social na Sociedade Moderna
Atualmente, esses estratos são classificados basicamente de três maneiras, as quais indicam a posição de cada indivíduo conforme suas condições socioeconômicas (renda e bens materiais) e que determinam as desigualdades sociais: classe alta, classe média e classe baixa.

Uma sociedade empresarial consiste na união de duas ou mais pessoas com um interesse em comum para exercer uma atividade, podendo existir em modelos como a sociedade simples, sociedade limitada, sociedade em nome coletivo, dentre outras.

Clique para ir direto ao assunto que te interessa: Sociedade de responsabilidade limitada. Sociedade em nome coletivo. Sociedade simples.

Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros". As sociedades humanas são objeto de estudo da Sociologia e da Antropologia, enquanto as sociedades animais são estudadas pela Sociobiologia e pela Etologia.

No Brasil, existem vários tipos de sociedade empresarial, mas as mais comuns são a limitada, simples, anônima, em nome coletivo, cooperativa, em comandita simples, em comandita por ações, de advogados, conta de participação e de economia mista.

Vivemos em uma sociedade marcada historicamente pela desigualdade e discriminação. A problemática educacional está diretamente relacionada às contradições sociais. Os privilégios de alguns demandam a exclusão de muitos. A democratização da escola suscitou novas formas de exclusão, agora endógenas.

A cultura de massa está estreitamente ligada ao consumo.
Filmes, novelas, músicas, séries e estampas comerciais são exemplos desse tipo de cultura. A indústria de bens de consumo aliou-se à indústria cultural para propagar os seus ideais.

O homem-massa adora postar todo tipo de opinião e o faz, fanaticamente, como quem cultiva as pérolas mais preciosas. E, não raro, esse fanatismo se transforma em ódio e intolerância. Ele ataca quem bem entender, espalha suas opiniões sem critério, não aceita críticas e não vê nenhum limite.