Quais são as características organizacionais da era da industrialização clássica e como era a Administração de pessoas nessa época?

Perguntado por: vmarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

1-Quais são as características organizacionais da Era da Industrialização Clássica e como era a Administração de Pessoas nessa época? As principais características são predominância da funcionalidade e burocracia, era uma administração previsível com poucas mudanças considerando as pessoas recursos de produção.

RESUMO. As organizações do mundo têm uma história e estão divididas em três eras: a Era da Industrialização Clássica (1900/1950), a Era da Industrialização Neoclássica (1950/1990) e a Era da Informação (a partir de 1990).

A administração de pessoas da época possuía um caráter burocrático e operacional, tendo como principais atividades: admissão, demissão, disciplina e relações sindicais. Era realizada através do Departamento de Pessoal e posteriormente pelo Departamento de Relações Industriais.

A Teoria Clássica da Administração ou escola clássica, segundo Henri Fayol, se caracteriza pelo foco na estrutura da organização, na visão do homem econômico (homo economicus) e na busca de alcançar a máxima eficiência na organização, tendo uma visão da mesma de cima para baixo.

Industrialização clássica: é o tipo ligado aos países desenvolvidos. Foi iniciada por meio do desenvolvimento de indústrias tradicionais a partir do da Primeira Revolução Industrial e tem uma continuidade baseada na modernização do espaço industrial por meio de indústrias de alta tecnologia.

Disserte sobre as características que conceituam a Gestão de Pessoas antigamente, no pensamento anterior à contemporaneidade. Resposta Esperada: Antigamente, a Gestão de Pessoas estava concentrada nos setores de Recursos Humanos, local onde a vida funcional, cadastral e financeira do funcionários era organizada.

Peter Drucker afirma que a diferença das organizações de antigamente para as modernas está no uso da tecnologia. Segundo Drucker, considerado o pai da Administração Moderna, a tecnologia mudou a economia, bem como o mercado e a estrutura da indústria, assim como os trabalhos, os produtos e serviços, dentre outros.

A gestão de pessoas mudou a forma como as empresas viam seus colaboradores. Se antes, vistos como força de trabalho, esses trabalhadores acabavam desmotivados e geravam com isso enormes prejuízos à organização. A desmotivação levava a baixa produtividade, altos índices de turnover, absenteísmo etc.

A cultura organizacional da industrialização neoclássica (1950 a 1990) era organizada com base na teoria voltada para o passado e para a conservação das tradições e dos valores ao longo do tempo, enfatizando a manutenção do status quo, enquanto a cultura organizacional da era da informação (após 1990) é baseada na ...

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

Os três principais tipos de industrialização são: clássica, tardia e planificada. A industrialização das sociedades proporciona profundas alterações no espaço geográfico.

Indústria 4.0 e a administração de empresas
Com esse cenário de mudanças surge o conceito de Administração 4.0, em que os administradores passam a empregar tecnologias inteligentes em suas rotinas, substituindo seu trabalho manual e liberando-se para somente tomar decisões nos negócios.

Era da Informação é um termo utilizado para se referir à realidade tecnológica como mediadora das relações humanas e das interações entre máquinas, essas últimas cada vez mais autônomas. Uma das principais características dessa realidade é hiperconectividade, ou seja, o fato de estar todo mundo conectado o tempo todo.

Enquanto uma época foi movida por carvão e vapor, a outra se constrói sobre o petróleo e a eletricidade; enquanto uma privilegia relações de trabalho rígidas e hierárquicas, a outra propõe novos modelos de negócio; enquanto uma colheu os frutos da invenção da prensa, a outra escancarou a importância da presença digital ...

Fayol definiu o que seriam os principais princípios da administração, sendo eles: a divisão do trabalho, a autoridade responsabilidade, a disciplina, a unidade de comando, a unidade de direção, a subordinação dos interesses individuais aos gerais, a remuneração do pessoal, a centralização, a cadeia escalar (linha de ...

A Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henry Fayol, tem como base a busca por máxima eficiência através da visão do Homem Econômico. Ou seja, considera o ser humano como racional e com focos racionais.

Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas.

A industrialização clássica ocorreu nos países desenvolvidos, acontecendo primeiramente na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e estendendo-se ao longo do século XIX em outros países também considerados desenvolvidos.

Bens de produção: suas produções serão usados em outras indústrias. Bens intermediários:produções de equipamentos, máquinas e matéria-prima que é necessária para a produção de outros produtos.