Quais são as características específicas da fase de 0 a 2 anos de idade?

Perguntado por: imota6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Nessa fase do desenvolvimento, a criança desenvolve a capacidade de se concentrar em sensações e movimentos. O bebê começa a ganhar consciência de movimentos que, anteriormente, eram involuntários. Ele percebe, por exemplo, que ao esticar os braços pode alcançar determinados objetos.

A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos e é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas.

Sensório-motor: 0 a 2 anos
Nessa fase do desenvolvimento, a criança desenvolve a capacidade de se concentrar em sensações e movimentos.

Estágio sensório-motor — 0 a 2 anos
Durante esse estágio inicial de desenvolvimento cognitivo, bebês e crianças pequenas adquirem conhecimento através de experiências sensoriais e manipulação de objetos. Toda a experiência de uma criança neste estágio ocorre por reflexos básicos, sentidos e respostas motoras.

Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os 2 anos. Nessa fase, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas.

A primeira etapa motora que o bebê deve alcançar é o controle de cabeça até três meses de vida. O rolar deve aparecer até os cinco meses e o sentar sozinho por volta dos seis meses. Aos oito meses, a criança deve assumir a postura sentada sozinha e aos nove meses deve engatinhar e se puxar para a postura de pé.

Propõe o desenvolvimento em quatro fases:

  • Sensório motor (0 a 2 anos)
  • Pré-operatório (2 a 6 anos)
  • Operatório Concreto (7 a 12 anos)
  • Operatório formal (a partir dos 12 anos)

SEGUNDA INFÂNCIA: três a seis anos
Ideias ilógicas sobre o mundo, devidas à imaturidade cognitiva; Brincar, criatividade e imaginação tornam-se mais elaborados; Independência, autocontrole e cuidado próprio aumentam; Família ainda é o núcleo da vida, mas outras crianças começam a se tornar importantes.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.

Expressar um sorriso, virar de bruços, rolar na cama, sentar, engatinhar, falar, andar. Essas são algumas das habilidades que vão sendo adquiridas pelos bebês na medida em que os meses vão passando. Essas mudanças evolutivas são os chamados “saltos” ou “marcos” de desenvolvimento.

Os seres humanos passam por 4 fases na vida, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Elas ocorrem dentro do ciclo da vida que possui dois grandes eventos: o nascimento e a morte. Cada uma delas ocorre na espécie humana a partir de uma idade específica, embora não seja igual para todos.

Lair Ribeiro As três fases do desenvolvimento humano

  • Absorção. Esta fase vai do nascimento até os 7 anos. ...
  • Modelação. Essa fase costuma ir dos 7 aos 14 anos, mais ou menos. ...
  • Socialização. Essa fase vai dos 14 até, mais ou menos, os 21 anos. ...
  • Conclusão. O mais importante são os sete primeiros anos de vida.

Estágio sensório-motor e projetivo:
A inteligência, nesse período, é tradicionalmente particionada entre inteligência prática, obtida pela interação de objetos com o próprio corpo, e inteligência discursiva, adquirida pela imitação e apropriação da linguagem.

Segundo Piaget (2011), o período sensório motor (0 a 2 anos) compreende a fase em que a criança descobre o mundo através do movimento, ela explora tudo o que há ao seu redor e não atua mais de forma despretensiosa como puro reflexo, mas passa a ter agora objetivos a alcançar através de sua ação sobre o meio.

Em teoria o estágio sensório-motor antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e de sua percepção quanto ao ambiente em que está inserida. É um período de construção, ou seja, de evolução.