Quais são as características do serviço social tradicional?
Prática empirista, reiterativa, paliativa e burocratizada dos profissionais, parametrada por uma ética liberal-burguesa, cuja teleologia consiste na correção — desde o ponto de vista claramente funcionalista — dos resultados psicossociais considerados negativos ou indesejáveis, sobre o substrato de uma concepção ( ...
Qual o principal objetivo do Serviço Social tradicional?
O principal objetivo do Serviço Social tradicional é o ajustamento dos desajustados à ordem.
O que diferencia a perspectiva modernizadora do Serviço Social tradicional?
A Perspectiva Modernizadora trás a proposta de adequar o Serviço Social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento do capitalismo monopolista, as exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós-64.
Quais são as características do Serviço Social conservador?
E, mais do que isso, ser conservador é defender essa ordem tendo por referência valores tradicionais como a ordem, a hierarquia, o autoritarismo, etc. Sabe-se que o Serviço Social é uma profissão que nasceu vinculada ao pensamento conservador (NETTO, 2011a).
Qual foi o Movimento de intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional?
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
Quais são as quatro principais características de um serviço?
De acordo com Kotler e Keller (2006) os serviços apresentam quatro características fundamentais: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade, conforme ilustrado na Figura 1.
Quais são as características desse serviço?
Um serviço também precisa ser entendido por suas características: inseparabilidade, variabilidade, intangibilidade e perecibilidade.
Quais as características do serviço?
Segundo Kotler (1998, p. 414), os serviços têm quatro características: A intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e a perecibilidade.
Quais são as três vertentes do Serviço Social?
Destarte, longe de possuir uma homogeneidade, tal movimento se expressou, de acordo com Netto (2010), em três vertentes: vertente modernizadora, vertente de reatualização do conservadorismo e a vertente de intenção de ruptura.
Como era o Serviço Social antigamente?
O Serviço Social surge no Brasil na década de 30, estreitamente ligada a Igreja Católica. O país passava por uma fase turbulenta, onde a burguesia não estava dando conta das diversas manifestações da classe trabalhadora, que reivindicava por melhores condições de trabalho e justiça social.
São características do Serviço Social na contemporaneidade?
O Serviço Social com sua formação teórico-metodológica sustentava as ações “modernizado- ras”, pois respondia de forma particular às necessidades e exigências determinadas pelo capital. Os assistentes sociais começam a assumir, no mercado de trabalho, funções de coordenação e de planejamento de programas sociais.
O que caracterizou a erosão do Serviço Social tradicional?
Essa crise era tributária dos movimentos libertários da década de 1960, podemos citar entre eles, o movimento do negro, o movimento da mulher, o movimento ambientalista, os quaiscolocavam em xeque a ordem burguesa chamada também desociedade capitalista e, como tal, o Estado e as instituições públicas.
Quais as principais características do Movimento de reconceituação do Serviço Social?
RESULTADOS E DISCUSSÕES: O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante.
Quais são as principais características do documento de Araxá?
O documento de Araxá surge durante o Movimento de Reconceituação como manifestação de inquietação da categoria na profissão, e compõe marco histórico para o Serviço Social, tendo como objetivo principal romper com o assistencialismo, comportamento herdado do tradicionalismo na prática profissional.
Qual a principal característica do conservadorismo?
O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização.
Quais são as características do projeto Ético-político do Serviço Social?
Os elementos constitutivos do projeto ético-político do Serviço Social são: a explicitação de princípios e valores ético-políticos; • a matriz teórico-metodológica em que ele se ancora; • a crítica à ordem social vigente; • as lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.
Por que o Serviço Social rompe com o conservadorismo?
O declínio da ditadura militar, a instalação da constituição de 1988 e a conciliação de ideias de profissionais Assistentes Sociais marcaram o fim do conservadorismo na profissão.