Quais são as características do samba de roda?

Perguntado por: lnovais . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Uma das características desse samba é que os participantes se reúnem em um círculo chamado roda. Geralmente, apenas as mulheres dançam. Uma por uma, elas vão se colocando no centro do círculo formado pelos outros dançarinos, que cantam e batem palmas ao seu redor.

Caracterizado por um ritmo repetitivo com instrumentos de percussão acompanhados de sons eletrônicos. Outras variantes do samba são: samba de breque, samba de partido alto, samba raiz, samba-choro, samba-sincopado, samba-carnavalesco, sambalanço, samba rock, samba-reggae e bossa nova.

O samba de roda tem influencias da cultura africana e portuguesa. O estilo musical nasceu das festas de terreiros realizadas no Recôncavo Baiano, durante os anos de 1860, e tinha como objetivo preservar o legado do povo negro escravizado. O primeiro samba de roda foi gravado em disco em 1916.

O samba surgiu no começo do século XX e é uma influência da cultura africana em nosso país. Tem uma ligação com as rodas de dança que os negros escravizados realizavam nos seus poucos momentos livres. Essas rodas de dança, geralmente, eram puxadas por um ritmo musical obtido por meio dos batuques.

O samba de roda nasceu na região do Recôncavo baiano por volta de 1860. Tinha como objetivo preservar a cultura da população negra escravizada no Brasil, mas também apresenta características da cultura portuguesa como a poesia e alguns instrumentos.

Samba de roda é uma manifestação musical, coreográfica, poética e festiva de origem afro-brasileira, tradicional em todo o estado da Bahia, mas especialmente em Salvador e no Recôncavo Baiano.

A dança é predominantemente feminina, realizada dentro da roda, cuja coreografia típica é o miudinho, sapateado quase imperceptível para frente e para trás, com os pés colados ao chão, e correspondente requebrado dos quadris. Os homens geralmente tocam os instrumentos (com exceção do prato-e-faca).

Não há traje certo ou característico no samba, mas verifica-se a preferência de saias compridas e rodadas pelas mulheres. Os homens usam roupas comuns, cotidianas.

O samba possui essas vertentes – pequenas variantes que conotam até mesmo estilo: samba-enredo, samba de breque, partido alto, samba exaltação, e até bossa-nova.

Os historiadores consideram que o primeiro samba que surgiu foi a canção Pelo telefone, fruto dos encontros de sambistas como Donga e Mauro de Almeida. Essa canção foi a primeira a ser gravada e não tem um autor específico — os historiadores entendem que sua criação foi coletiva. Foi lançada em 1916.

Trata-se de uma variante do samba com raízes africanas, e que reúne diversas músicas, poesias e danças. Além das tradições trazidas ao Brasil pelos escravos africanos, a história do samba de roda inclui também algumas características musicais de origem portuguesa.

A palavra samba procede da expressão africana semba – que quer dizer umbigada – empregada para designar dança de roda. Diferentemente de algumas danças de umbigada que tinham caráter religioso – como o jongo, por exemplo – o momento da roda de samba era profano.

Samba é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX, sendo influenciado pelos batuques e rodas de samba praticados pelos afro-brasileiros. O samba é um gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro, no começo do século XX.

Sinhô

Ao longo dos anos 1920 a alcunha de “Rei do Samba” será inúmeras vezes atribuída a Sinhô. Além do carnaval, outro importante espaço de consagração musical no Rio de Janeiro no início do século XX era o teatro do gênero cômico dito “de revista”.