Quais são as características do processo de sedentarização?

Perguntado por: smoraes8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Sedentarização é basicamente quando um povo deixa de ser nômade para se fixar e lugar próprio. Processo por meio do qual o homem passa a habitar de forma fixa,a partir das práticas agrícolas. Assim,ele deixa de ser nômade, isto é, deixa de viver permanentemente mudando de lugar.

Ao se tornarem sedentários, ou seja, habitar um único lugar, os hominídeos puderam usar a terra plantando e colhendo sementes, dando início à produção agrícola. Essas mudanças provocaram o aumento populacional e surgimento das primeiras cidades.

Tal sedentarização foi consequência das práticas agropastoris, ou seja, com o surgimento e desenvolvimento da agricultura e da pecuária, os povos perceberam que não era mais necessário caminhar por diversas regiões para buscar alimento.

A agricultura, a domesticação dos animais e as técnicas de controle do meio ambiente permitiram ao homem permanecer num mesmo lugar por mais tempo.

O ser humano passou a se sedentarizar, o que aconteceu em consequência do desenvolvimento de técnicas agrícolas, domesticação e criação de animais e aprimoramento de objetos de armazenagem.

A sedentarização também influenciou nessa fixação dos grupos em um único lugar. A prática da agricultura possibilitou o plantio e a colheita de sementes. Isso influenciou na produção de peças feitas de argila para armazenar essa produção.

A sedentarização levou a uma série de mudanças nas sociedades humanas. A agricultura e a pecuária proporcionaram maior oferta de alimentos. Com isso, a população cresceu e as comunidades se tornaram maiores, formando as primeiras vilas e cidades.

Povo sedentário, é alguém “que tem habitação fixa. Nos dias atuais ainda podemos encontrar alguns povos considerados nômades, os ciganos e os circenses.

Com a agricultura, os povos não precisavam mais de ir à busca de outros lugares quando os recursos de uma área acabavam, o que levou os homens a estocarem alimentos. Consequentemente, a população começou a aumentar, pois agora havia alimentos para todos. Começaram a surgir as primeiras vilas e, depois, as cidades.

Então povos nômades - são grupos sociais que vivem em diferentes áreas do mundo. Nesta direção, eles não possuem residência fixa (vivem mudando de um lugar para outro) e se alimentam daquilo que encontram no lugar em que estão, enquanto povos sedentários - são grupos sociais que vivem em uma determinada área de terra.

O sedentarismo, a agricultura e a domesticação de animais possibilitaram o armazenamento, prática até então impensável nos grupos nômades. Ao fixarem-se em um só local precisaram planejar o consumo e cuidar do plantio. Traçavam também relações com outros grupos, efetuando trocas culturais e comerciais.

A principal característica desse período da Pré-História foi a prática da agricultura. Os grupos que se sedentarizaram e se tornaram agricultores utilizavam da terra para sobreviver. Eles se tornaram produtores de alimentos.

O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.

A Idade dos Metais foi o último período da Pré-Histórica e teve como característica principal o uso de metais na fabricação de utensílios, ferramentas e armas. Os metais usados foram: cobre, bronze e ferro.

O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, engana-se quem acredita que isso vale apenas para aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício. Na verdade, também se caracteriza como sedentarismo a redução da prática de exercícios.

O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável.

A população mundial atual é de 7,8 milhões de habitantes e segue um ritmo lento de crescimento. A população mundial atual é composta por 7,7 bilhões de pessoas e continua crescendo anualmente, porém a um ritmo lento, se comparado a períodos anteriores.

As pequenas comunidades e aldeias começaram a se unir para construir sistemas de irrigação e aproveitar melhor as margens férteis dos rios. A união das aldeias, provocou a formação das cidades. As primeiras cidades formaram-se nas proximidades de grandes rios, pois a água era essencial à agricultura.