Quais são as características do pagode?

Perguntado por: abeiramar9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

As principais características do pagode então são instrumentação (violão, cavaquinho, banjo, contrabaixo e até guitarra, teclado, bateria, percussão com pandeiro de náilon, repique de mão, tam-tam, rebolo), tonalidades agudas – voz muito melodiosa, temáticas românticas e humoradas, dança coreografada e visual chamativo ...

Além de características bem particulares, diferente de outros ritmos genuinamente brasileiros, o samba possui, dentre suas principais marcas, letras com romantismo exacerbado e melódico. O estilo reúne os artistas mais consagrados do país, reconhecidos desde o período da criação até a contemporaneidade.

Pagode baiano, variante do pagode originário da Bahia. Pagode romântico, variante romântica do estilo criado em São Paulo. Pagode de viola, também conhecido como pagode caipira - estilo musical, variedade da música sertaneja, inventado e difundido por Tião Carreiro.

A palavra pagode, segundo definição do michaellis é um templo pagão entre certos povos asiáticos. Segundo o Dictionnaire Historique de La Langue Française, a palavra surgiu pela primeira vez no idioma francês em 1545, significando “templo de uma religião oriental”.

O Ritmo do Pagode
O pagode foi criado por Tião Carreiro na rádio cultura de Maringá-PR em 1959; Tião Carreiro começou a bater com sua viola e conseguiu fazer junção de sua viola com o violão do parceiro Zorinho numa mesma gravação.

Junto com o sertanejo, o segundo gênero mais popular, o pagode domina o ranking em rádios FM de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza e Belém. E não é por acaso, já que os dois ritmos mais ouvidos são genuinamente brasileiros.

Linguagem: É a principal diferença, tanto nas letras quanto na execução. O samba sempre foi muito forte na cultura brasileira e tem na sua essência a dor, a luta, o cotidiano da periferia e do povo preto. Ele tem essa pegada política e social.

Caracterizado por um ritmo repetitivo com instrumentos de percussão acompanhados de sons eletrônicos. Outras variantes do samba são: samba de breque, samba de partido alto, samba raiz, samba-choro, samba-sincopado, samba-carnavalesco, sambalanço, samba rock, samba-reggae e bossa nova.

O samba é um gênero musical que surgiu no Brasil, no começo do século XX, e é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos símbolos do país. Essa expressão cultural é considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro e surgiu nas comunidades de afro-brasileiros em alguns bairros do Rio de Janeiro.

O pagode, como manifestação cultural, apareceu nos meios de comunicação somente em 1978, quando os cantores Tim Maia e Beth Carvalho foram visitar a quadra do Cacique de Ramos, um bloco carnavalesco do bairro de Ramos, no subúrbio carioca.

Foi somente em 1978 que o pagode começou a aparecer nos meios de comunicação como manifesta cultural, quando os cantores Tim Maia de Beth Carvalho visitaram a quadra do Cacique de Ramos e lá, descobriram um grupo conhecido como Fundo de Quintal, que misturava ritmos africanos e fazia um som diferente.

O pagode, como manifestação cultural, apareceu nos meios de comunicação somente em 1978, quando os cantores Tim Maia e Beth Carvalho foram visitar a quadra do Cacique de Ramos, um bloco carnavalesco do bairro de Ramos, no subúrbio carioca.

O movimento do pagode cresceu lenta e gradativamente nos subúrbios do Rio durante a década de setenta, até que, em 1978, a cantora Beth Carvalho usou em um de seus discos alguns músicos que costumavam participar do pagode do Cacique de Ramos (Carvalho, Beth, 1978), o que marcou o começo da integração do pagode no ...

Cria das periferias de Salvador, Bahia, o Pagode Baiano tem ganhado cada vez mais destaque na cena musical nacional. Assim como o funk e o axé já se consolidaram, agora é a vez dele e quem aposta nisso é a jornalista e pesquisadora do gênero Beatriz Almeida.

  • MC Don Juan
  • Marvvila
  • PK