Quais são as características do joio?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Hábito da espécie antes da floração. Conhecida pelos nomes comuns de joio ou cizânia, que como a maioria das espécies do género Lolium é uma planta anual, de talo rígido, que cresce até 1 metro de altura, com inflorescências em espiga e grão de cor violácea.

Joio é uma planta que se parece muito com o trigo quando brota. Mas, enquanto a semente do trigo serve para fazer farinha para produzir pão, a semente do joio não é boa para comer. Em meio a um campo de trigo, o joio é uma erva daninha.

Então o significado da Parábola do Joio e do Trigo aponta para a realidade da existência do mal entre o bem no Reino. Em determinados estágios, o mal se alastra de uma forma tão sorrateira, que é praticamente impossível diferenciá-lo.

Separar o que é mau do que é bom.

Por outro lado, o joio são os falsos convertidos que se infiltram no meio dos filhos de Deus com o propósito de influenciá-los para o mal. O joio está sempre causando rebeldia e confusão na Igreja do Senhor Jesus, pois é o diabo quem o semeia.

Separar o joio do trigo é uma preocupação constante do agronegócio. É também um ensinamento de conhecida parábola de Jesus (Mateus 13). Separar férteis sementes de ervas daninhas é um desafio humano que invade a vida de cada um. Boas ideias são férteis sementes (trigo).

“Separar o joio do trigo” é uma dessas expressões. Ela vem do Novo Testamento, de uma das Parábolas, quando Mateus, durante o Juízo Final anunciava que os anjos iriam separar os “filhos do maligno” (o joio) dos “filhos do reino” (o trigo).

Nesta fase, o joio se mantém ereto, com espigas bastante alongadas e posicionadas em forma diagonal, em relação ao caule, na cor preta. Já o trigo adulto, começa a se dobrar, quase em uma posição de reverência, e produz espigas na cor marrom.

De acordo com Mateus 13:24–30 durante o Juízo Final, os anjos vão separar os "filhos do maligno" (o "joio", ou ervas daninhas) dos "filhos do reino" (o trigo). Segue-se à Parábola do Semeador e precede a Parábola do grão de mostarda.

Características do trigo
Folhas planas, compridas, um pouco ásperas, que possuem uma bainha invaginante. O fruto, conhecido como grão de trigo, é do tipo cariopse, cuja forma é ovoide, entumecida, tenra e farinácea. Nem todas as flores transformam-se em frutos; geralmente encontram-se de 2 a 3 grãos em cada espigueta.

A semente pode ficar dormente no solo e germinar em outros anos. Em geral, a introdução é feita por meio de sementes contaminadas ou por animais que eventualmente possam ter se alimentado do joio (azevém), uma vez que ele é uma boa pastagem de inverno.

Verdade o trigo amassado vira pão, o joio amassado vira veneno, o trigo permanece até o fim, o joio um dia o tempo mostra, pois o tempo é o senhor da verdade, e mais que o tempo, existe um Deus todo poderoso este não dorme! O COMPORTAMENTO FALA....

Na bíblia, o trigo é símbolo da prosperidade, da abundância, da fertilidade e da riqueza. Ele também simboliza sucesso no trabalho e conquistas na vida, representa autoridade e governo e colheita farta.

24 Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. 25 Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.

O trigo passa pelos laminadores, cilindros que trituram o grão para iniciar a separação do endosperma (parte branca) da casca. O grão triturado é peneirado em máquinas grandes, que acomodam até 40 peneiras, para continuar a separação do endosperma e da casca.

Explicação da Parábola do Joio e o Trigo
A narrativa aparece no Evangelho de Mateus 13:24-30, onde, mais adiante, também encontramos a explicação dada por Jesus sobre o seu significado, em Mateus 13:36-43.

Nesse sentido, "dar vida ao trigo" pode ser interpretado como o ato de permitir que a semente se desenvolva em sua forma mais completa e útil.