Quais são as características do gás nitrogênio?

Perguntado por: atorres2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

É um gás do Grupo 15 (Família 5a) da Tabela Periódica, simbolizado pela letra N, possui número atômico 7 e é classificado como não-metal. Naturalmente, é encontrado como gás (N2) na atmosfera terrestre. Ademais, é incolor, inodoro e insípido.

Fontes de nitrogênio
A principal fonte de nitrogênio molecular (N2) é o ar atmosférico. O gás nitrogênio corresponde a cerca de 78,1% de todos os gases que formam o ar. Já o nitrogênio atômico está presente em diversas substâncias orgânicas e inorgânicas como: Aminas.

O nitrogênio é um nutriente utilizado por vários organismos, sendo essencial para formar proteínas, ácidos nucleicos e outros componentes das células.

Os gases são moléculas ou átomos que se movimentam constantemente. Dentre as suas características, podemos destacar volume variável, difusibilidade e compressibilidade.

Entre as principais características dos gases estão: volume e forma variáveis, grande compressibilidade e expansibilidade, baixa densidade e são miscíveis entre si. Um gás é um estado fluido da matéria que não passa para o estado líquido apenas por um aumento de pressão ou apenas por uma diminuição de temperatura.

É um gás do Grupo 15 (Família 5a) da Tabela Periódica, simbolizado pela letra N, possui número atômico 7 e é classificado como não-metal. Naturalmente, é encontrado como gás (N2) na atmosfera terrestre. Ademais, é incolor, inodoro e insípido.

É um gás causador do efeito estufa cerca de 300 vezes mais potente que o dióxido de carbono e destrói a camada de ozônio, responsável por nos proteger de radiações nocivas.

Apesar de o nitrogênio ser um gás inerte, quando se encontra em sua forma liquefeita, devido à sua baixa temperatura, cerca de –196 ºC, caso entre em contato com a pele, ele causará queimaduras criogênicas que são muito doloridas e causam imediato congelamento do local atingido.

É possível produzir gás nitrogênio através do ar comprimido utilizando a tecnologia PSA – pressure swing adsorption ou Peneira molecular de Carbono (CMS), tendo como sua principal característica a pureza do gás nitrogênio. Os equipamentos com tecnologia PSA Parker, podem gerar o gás N² com até 99,999% de pureza.

Apesar de abundante na atmosfera, o nitrogênio molecular não pode ser absorvido pelas plantas. Exceto pelos microrganismos fixadores ou via adubação nitrogenada, a principal forma de obtenção desse elemento pelas plantas é o aproveitamento do nitrogênio combinado na matéria orgânica.

O nitrogênio ocorre na atmosfera terrestre como um gás sem cor nem cheiro, de fórmula N2.

O nitrogênio (N) é um elemento químico encontrado em diversos ambientes naturais, tanto na forma gasosa (N2) na atmosfera terrestre quanto em compostos orgânicos e inorgânicos em solos, água e organismos vivos.

(Doença de Caisson, The Bends) A doença da descompressão é um distúrbio no qual o nitrogênio dissolvido no sangue e nos tecidos devido a uma pressão elevada forma bolhas quando a pressão diminui. Os sintomas podem incluir fadiga e dor nos músculos e articulações.

O nitrogênio é um gás que em sua maioria não é absorvido na respiração. O pouco que é absorvido (aproximadamente 4% do valor inalado) não reage com absolutamente nada no nosso organismos devido a sua inércia química.