Quais são as características do Espírito Santo?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O Espírito Santo traz sentimentos de amor, paz e alegria (Gálatas 5:22-23) O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

De fato, trata-se de uma questão interessante, uma vez que há uma certa coincidência entre os dons e as virtudes, e até se pode fazer uma correlação entre eles: fé-entendimento; esperança-ciência; caridade-sabedoria; prudência-conselho; justiça-piedade; fortaleza-fortaleza e temperança-temor de Deus.

O Bispo cita outros sinais que podem revelar que o Espírito Santo habita em uma pessoa: Se há paz e alegria em seu interior, mesmo que esteja uma "guerra" do lado de fora; O cuidado com as almas, pois quem não tem o Espírito Santo preocupa-se apenas consigo.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:23).

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo
O próprio Espírito Santo, pelo dom da ciência, nos permite ver em todo ser criado, um vestígio do Senhor. Quando amamos o próximo, nos sensibilizamos com seu sofrimento, tornamos nossa alma mais agradável, nos abrindo a presença ainda maior do Espírito Santo.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

O dom de Fortaleza é o dom do Espírito que nos torna capazes de assumir com coragem as lutas necessárias para uma vida santa. Ele vem acompanhado de coragem, para enfrentar sem medo os ideais grandes que Deus nos apresenta, e paciência, para aceitar com firmeza as contrariedades, incompreensões e perseguições.

O Élder Robert D. Hales testifica que o Espírito não habita em templos impuros (Helamã 4:23–26).

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Eles são capacidades que o Espírito Santo dá às pessoas para edificação da Igreja, nos santificando e preparando para a presença de Deus.

A passagem bíblica convida a uma reflexão muito importante: o corpo é o local onde habita o Espírito Santo. Mas o que isso verdadeiramente significa? Na passagem citada, compreendemos que todos os indivíduos têm no seu próprio corpo um espaço para a presença de Deus.

Confira essas dicas!

  1. Faça a leitura assídua da Palavra de Deus. A Sagrada Escritura fortalece o nosso relacionamento com Deus, nos aproxima ainda mais Dele. ...
  2. Busque ter uma maior intimidade com Nossa Senhora. ...
  3. Viva em unidade com a Igreja, sua comunidade. ...
  4. Se abra aos frutos do Espírito Santo. ...
  5. Busque ter vida de oração intensa.