Quais são as características de uma pessoa tímida?

Perguntado por: dbarros6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Cada tímido pode ter suas características próprias, mas de forma geral podemos encontrar: Dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, medo de ser julgada, pavor em ser observada.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

Fique atento à linguagem corporal. A pessoa mais tímida pode, até sem perceber, demonstrar interesse se, ao conversar com você, fica passando as mãos nos cabelos, forçando contato visual ou, no caso dos homens, manter os pés levemente afastados e as mãos na cintura ou nos bolsos.

A timidez tem tratamento, apesar de não ser exatamente uma "doença". A terapia pode ajudar na conscientização da sua questão e ao longo do tempo entender a importância da socialização. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajudar com o auxílio da terapia.

Timidez maior com você
Quando você observa a pessoa tímida, ela abaixa os olhos, sorrindo, como se estivesse envergonhada. Fica vermelha, mais atrapalhada. “Só de estar perto de você, ela se sente acuada, porque gosta muito de você, mas não sabe como agir.

As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

A vergonha é um sentimento muito comum e experimentado pela grande maioria das pessoas. Afinal, é normal sentir vergonha em situações embaraçosas, como tropeçar na rua, ou em situações novas, como realizar uma apresentação em público.

Mas aqui está a boa notícia: a timidez pode ser superada. Com tempo e esforço e um desejo de mudar, é possível dar um chega pra lá no medo. Se sua timidez é grave, você pode precisar de ajuda de um psicólogo, mas a maioria das pessoas pode superá-la sozinha.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

As literatura científica aponta que a origem da timidez é a interação entre predisposições genéticas e experiências de vida.

Quando a gente fala de introversão, a gente tá falando de uma preferência. A introversão te faz preferir fazer coisas mais calmas, que envolvem mais olhar pra dentro. A timidez tem a ver com a dificuldade de socializar, uma dificuldade em enfrentar certos problemas, ter medo.

Apresente-se de forma calorosa.
Aproxime-se do tímido de forma amistosa e gentil, mas sem pressa e sem ficar muito perto - o ideal é ter calma. Outra opção é fazer uma pergunta sobre ele para “quebrar o gelo” e fazer com que a conversa se desenvolva. Diga, por exemplo: “Oi, Tarcísio! Estou muito feliz em vê-lo.

Ele está sempre ao alcance da vista, mas nunca próximo de você? Isso significa que ele gosta de sua presença, mas tem medo de se aproximar demais. Isso é um sinal de atração. Se ele está sempre em algum lugar por perto mas nunca perto o suficiente, pode ser que ele esteja tão interessado em você quanto você nele.

O bom humor pode ser o fator-chave para atrair o homem tímido. Um sorriso no rosto abre portas e torna qualquer conversa mais leve e descontraída. Além disso, pode te ajudar a ter mais paciência na hora de conquistar uma pessoa muito fechada.

A terapia cognitivo comportamental trabalha muito bem com timidez e ansiedade social através da dessensibilização sistemática. Um psicólogo que trabalhe com a abordagem da TCC - terapia cognitiva comportamental, pois ele trabalhará diretamente sua timidez ajudando a desenvolver habilidades sociais necessárias.