Quais são as características de uma pessoa prudente?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Quem é prudente expressa prudência com precaução e sensatez; e é cauteloso. É alguém que se livra do perigo; que demonstra cautela; é ajuizado. Quem tem o hábito de se precaver; que se prepara de maneira antecipada é precavido. O sujeito prudente está sempre preparado para as dificuldades.

Benefícios da Prudência
Pessoas prudentes são mais assertivas em suas decisões, pois analisam as situações antes de tomá-las. O indivíduo prudente consegue focar em seus objetivos de longo prazo de forma coesa e tem mais paciência para esperar o momento certo de alcançá-los.

A prudência é a capacidade do ser humano de medir as possíveis consequências dos atos e agir com responsabilidade. A prudência implica agir de maneira justa e cautelosa, respeitando a vida e a liberdade dos outros. Por exemplo: olhar para os dois lados ao atravessar a rua. A prudência está sempre orientada à ação.

Qualidades

  1. Flexibilidade. Pessoas rígidas, que não mudam de opinião e não são flexíveis costumam ser um pouco difíceis de trabalhar. ...
  2. Observação. Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. ...
  3. Entusiasmo. ...
  4. Paciência. ...
  5. Sinceridade. ...
  6. Organização.

(1) A orientação completa de Jesus é esta: “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10:16).

Em suma, agir com prudência compreende tanto ações relacionadas a falas quanto a movimentos, a fim de não causar danos a outras pessoas e também a você mesmo. Ou seja, é uma sensatez que faz com que a pessoa busque evitar situações que gerem perigo, inconveniências, etc.

Segundo Fernández, hoje as pessoas entendem erradamente a prudência como equilíbrio, precaução ou mesmo uma espécie de perplexidade que leva alguém a não decidir – ou demorar para decidir.

A Prudência é considerada a virtude par excellence porque somente através de seu exercício é que o seres humanos podem refletir e escolher. Eis que a virtude da Prudência é a de um Saber da práxis, da ação com a qual os homens se acostumam e incorporam, se habitual e constituem sua moral.

O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

O meio, por excelência, para aperfeiçoar a virtude da prudência é a oração. O princípio geral, que se aplica a todas as virtudes e a todas as pessoas, é voltar todos os juízos e decisões ao fim último e sobrenatural.

De acordo com o dicionário, o significado de prudência está ligado a virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos. Para a especialista, no meio corporativo, esse significado se associa à cautela e à precaução, especialmente na tomada de decisão.

PROVÉRBIOS 22:3 BPT09DC
O homem prudente vê o perigo e evita-o; os insensatos seguem em frente e sofrem os danos.

Há uma sutil diferença entre sabedoria e prudência. A sabedoria é elevada e de algum modo abstrata. Já a prudência é prática, apegada e acostumada às coisas da vida. No livro de Efésios, está escrito que fomos agraciados por Deus não apenas com sabedoria, mas com sabedoria e prudência.

1. Virtude que nos faz conseguir o que desejamos, evitando todos os perigos. 2. Cautela; circunspecção ; sisudez; tino.

Por outro lado, as pessoas de caráter fraco são aquelas que em situações difíceis ou nem precisam ser difíceis, tomam atitudes erradas, como mentir, roubar. E muitas vezes fazem isso para prejudicar outra pessoa.