Quais são as características de uma pessoa justa?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Ele não se afasta de quem cuida, ama, acolhe e partilha. Mesmo quando caímos, ele nos levanta e concede perdão. A pessoa justa é pessoa perdoada, salva, liberta.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Ao tomar uma decisão acerca das "interrogações" da vida, o justo busca em Deus sabedoria para resolver o que é preciso. Tudo na vida é uma questão de escolha, e você pode escolher não viver mais nas trevas, se aceitar Jesus como Senhor e Salvador.

Ser bom é não fazer o errado, é não fazer mal, é ter atitudes boas, é ser querido por todos, não fazer criticas, com medo de magoar alguém. Ser justo é mais exigente que ser bom. Requer de si mesmo, munir-se de todas as justificações que são sustentadas pela razão e não pelos sentimentos.

A importância do valor justiça para a cidadania é enorme, para o convívio social, especialmente para aqueles que detêm algum tipo de poder e responsabilidade em decisões que afetam a vida de outras pessoas, como os pais, em relação aos filhos; e os professores, em relação a seus alunos.

O honesto é o bem mais alto, cujo oposto é o torpe. O decôro é um bem intermediário, assim como o seu oposto, o indecoroso é um mal intermediário. O justo tem no seu oposto, o injusto, o mal extremo. (Fundamenta juris naturae et gentium e sensu communi deducta 1705:I,4,par.

Resposta:se você escolheu a mão direita: se todas as mãos fossem iguais a que você escolheu o mundo seria justo, as pessoas teriam mais respeito, compaixão,carinho.

Ser justo é fazer justiça, dar, agir justamente. O justo não é um dado contemplativo, não é um ato de fé, é, sim, uma ação concreta.

A ação justa é aquela que tem por objeto o justo, enquanto a ação injusta é aquela que tem por objeto o injusto (EN V, 7 1135 a 9-10).

Que é apropriado; ADEQUADO; CONVENIENTE; OPORTUNO: Sabia falar na hora justa. [ Antôn.: descabido, inadequado, inconveniente. ] 8. Que foi ajustado, combinado, tratado [ Antôn.: descombinado. ]

Uma lei justa é um código produzido pelo homem que se ajusta à lei moral ou à lei de Deus. Uma lei injusta é um código que está em desacordo com a lei moral. Qualquer lei que eleve a personalidade humana é justa.

Uma pessoa justa escolhe obedecer aos mandamentos de Deus, arrepende-se quando comete erros e continua tentando.

Quando dizemos “o justo viverá da fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé — não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com confiança em nosso Deus e sincero amor por Ele e pela inestimável sabedoria que Ele revelou a Seus filhos.

Versículos bíblicos mostrando que a justiça é uma ação que, pela fé, deve surgir em nossa vida cotidiana. “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” 1 João 2:29.

Ser justo é uma qualidade difícil e rara tanto em líderes quanto nos relacionamentos do cotidiano. Embora o mundo não seja apenas preto no branco, ou certo e errado, é possível aumentar as chances de ser justo em todos os tipos de situações.]

Um atributo que não se pode separar da justiça é a integridade (ou retidão). Para sermos íntegros é necessário que sejamos transparentes e verdadeiros, sem máscaras, sem camuflagem. A integridade exige também que assumamos nossos erros.

A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem e a esperteza de querer levar vantagem em tudo.

Ou seja, o “injusto” é o indicativo daquele que transgride a lei; daquele que toma mais do que aquilo que lhe é devido, ou aquele que não é equitativo. E “justo” é aquele ou aquilo que é o oposto ou age opostamente ao injusto, quer dizer, aquilo que é legal ou equitativo.

O vocábulo latino iustus derivou em justo, um adjectivo que se usa para evocar aquilo que está em conformidade com a justiça. Posto isto, o que é justo é equânime, equitativo, imparcial ou razoável.

As mãos são uma das partes simbolicamente expressivas do corpo. Em hebraico, yad, a palavra mais comum para “mão” é também usada metaforicamente para indicar poder, força, energia.

Essa prática é chamada de quiromancia e é capaz de revelar traços fortes da sua personalidade, como suas qualidade e seus defeitos. Descubra agora mesmo como analisar as suas mãos e o que cada linha e formato significam!