Quais são as características de uma onda mecânica?

Perguntado por: ocavalcante . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

As principais características das ondas mecânicas estão relacionadas à sua natureza e formato. As ondas mecânicas não transportam matéria, apenas energia. Precisam de um meio para se propagar, como o ar. Interagem com o meio ao redor vibrando as moléculas.

Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas.

Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras. Ela pode acontecer somente num meio material, mas não transportam matéria e, sim, energia.

As ondas mecânicas são aquelas que necessitam de um meio físico, como o ar, água e metais, para se propagar, portanto, são ondas mecânicas apenas os sons, vibrações, terremotos e o ultrassom.

Classificação das Ondas

  • Ondas Unidimensionais: as ondas que se propagam em uma direção. Exemplo: ondas em uma corda.
  • Ondas Bidimensionais: as ondas que se propagam em duas direções. Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.
  • Ondas Tridimensionais: as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.

Propriedades do som (amplitude, período, frequência, comprimento de onda)

O som é uma onda longitudinal, já que ele propaga-se na mesma direção da vibração responsável por produzi-lo. Além disso, o som é uma onda mecânica, pois só é capaz de propagar-se em meios físicos como ar, água, metal etc.

Ondas mecânicas: precisam de um meio físico para se propagarem. São produzidas por estímulos mecânicos, como colisões entre corpos envoltos em qualquer meio, como ar, água, metais, etc.

As ondas podem ser classificadas conforme a natureza, o tipo de vibração e a direção da propagação. Quanto à natureza, existem dois tipos: mecânicas e eletromagnéticas. São aquelas que precisam de um meio vibratório (partículas) para se propagar.

As ondas mecânicas são todas aquelas que dependem de um meio para se propagar e surgem em consequência da deformação de um meio elástico. As ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo e em alguns meios, surgem em consequência de cargas elétricas oscilantes.

A propagação das ondas mecânicas ocorre pela movimentação do meio em que elas se propagam, desse modo, com a passagem dessas ondas, as partículas do meio se movem em torno de uma posição de equilíbrio, para qual retornarão após a passagem da onda.

Os elementos das ondas são: crista, vale, comprimento de onda, amplitude, período, frequência e velocidade de propagação da onda. As ondas são classificadas a partir da sua natureza, direção de vibração e número de dimensões da propagação da sua energia.

Propriedades das ondas
Independente de qual for a natureza, forma de propagação ou perturbação, todas as ondas apresentam as mesmas propriedades: frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade e período.

As ondas eletromagnéticas são aquelas capazes de se propagar no vácuo e formadas pela combinação dos campos elétrico e magnético. Graças a esse tipo de onda as pessoas podem ver TV, acessar a internet, ouvir música e esquentar a comida no micro-ondas.

Frequência, amplitude e timbre são três propriedades das ondas sonoras que toda profissional da área do cinema precisa compreender bem.

Uma onda é uma perturbação que se propaga através do espaço, desde o ponto que é produzida, transportando energia, momento linear mas não transporta matéria. Elas podem necessitar ou não de um meio de propagação.

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

Heinrich Hertz (1857-1894)

São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro- ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama. O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento.

O fator que determina a altura do som é a frequência da onda. Sabemos que o ouvido humano é capaz de captar sons na faixa de frequência que vai de 20 Hz a 20000 Hz.

(FURG) Quanto às características das ondas eletromagnéticas e ondas sonoras, podemos afirmar que: ambas apresentam a característica de dualidade ondapartícula. viajam no vácuo com a velocidade da luz. viajam em qualquer meio, inclusive no vácuo, sofrendo reflexão, refração e dispersão.