Quais são as características de uma mãe narcisista?

Perguntado por: acrespo3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A mãe narcísica ou narcisista costuma ser identificada como uma mãe tóxica, abusiva, aquela que não se responsabiliza por nada e não admite seus erros.

A mãe narcisista é, portanto, a mulher que apresenta narcisimo materno patológico. O perfil se caracteriza por ter opinião elevada sobre si, exigir admiração constante e crer que outras pessoas são inferiores. Por isso, gera comportamentos abusivos que prejudicam a saúde mental dos jovens que convivem com ela.

Ao sofrerem alguma crítica ou rejeição, podem agir de forma agressiva, pois não suportam que não sejam vistos de maneira especial. Acreditam ter o direito a um tratamento especial, frequentemente sendo servidos pelos outros, e podem até chegar a tentar tirar proveito das outras pessoas para que isso se concretize.

Problemas de identidade: a grandiosidade provocada pelo transtorno de personalidade narcisista ocorre devido à angústia e ao sentimento de vazio que a mãe carrega. Por não conseguir se amar, ela busca estímulos externos para compensar a falta de conteúdo.

Filhas de mães narcisistas não conseguem reconhecer seus próprios méritos e também têm dificuldades de se visualizarem como indivíduos adultos e competentes. Crescer sem o respeito, o amor e o afeto da própria mãe deixa marcas profundas na filha de mãe narcisista.

O narcisista gosta de ver você chorar caso não o faça na frente de outras pessoas. Quando ele sabe que suas lágrimas são reservadas exclusivamente para ele, se sente mais importantes. Isso, por sua vez, mantém seu ego elevado.

A preocupação em ser grandioso, o exibicionismo, sentimento de indiferença em relação ao outro, a ausência de empatia e a incapacidade de se relacionar são aspectos que definem o narcisismo, segundo Anna Karynne Melo, psicóloga, psicoterapeuta e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.

Narcisistas têm medo de qualquer concorrência direta, pois precisam ser os melhores em tudo que fazem. Isso explica, em partes, por que eles gostam tanto de menosprezar os outros: querem que todos se sintam menos competentes, capazes, habilidosos e valiosos que eles próprios. Não se deixe intimidar!

Um narcisista detesta se sentir inferior aos outros.
Para irritá-lo, destaque as conquistas dos outros e crie uma comparação negativa com ele, a fim de mostrar que há gente melhor. Esse será um golpe e tanto no ego do narcisista.

Narcisismo vulnerável
Embora fantasiem sobre o sucesso e queiram que outras pessoas os admirem para que se sintam melhor consigo mesmos, os narcisistas vulneráveis são passivos e retraídos, o que torna difícil alcançar seus objetivos.

Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.

O narcisista odeia ser ignorado e provavelmente irá puni-lo por enfrentá-lo. Suas “punições” mudam com o tempo, e ele frequentemente muda de método para manter as pessoas confusas e em dúvida. Mas o narcisista também precisa de um fluxo constante de suprimento para se sentir amado, importante e especial.

Mas, os narcisistas se gabam de tudo. Além disso, nunca te ouvem até o fim, subjuga suas conquistas. Claro, você ficará orgulhoso de suas realizações, mas ele(a) sequer vai querer comemorar. Exatamente o contrário do que uma pessoa de bom coração faria.

A mãe tóxica tem dificuldade de dialogar e manter uma boa relação com os filhos. Em geral, é uma mulher que carrega alguns traumas de sua própria infância e educação, reproduzindo comportamentos prejudiciais.