Quais são as características de uma base?

Perguntado por: alima . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A principal característica de uma base é a sua capacidade de neutralizar um ácido por meio de uma reação conhecida como reação de neutralização. Outro ponto importante, como já destacado, é que as soluções básicas mantêm o valor da escala pH entre 7,0 e 14,0.

- Estrutura - ácidos são moleculares, pois são formados a partir de uma ligação covalente. Já as bases, além de moleculares podem ser iônicas, ou seja, formadas por ligação iônica. - Solubilidade - os ácidos se dissolvem facilmente na água, contudo a maioria das bases são insolúveis.

As bases são compostos formados por ligações iônicas, onde há a doação de elétrons. Segundo o químico Svante Arrhenius (1859-1927) esses compostos liberam íons OH- quando estão em contato com a água, pois ocorre a dissociação do composto.

As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes.

Não é característica das bases: *5 pontos. A-Boa condução da eletricidade em solução aquosa. B-Possuem hidrogênio que é liberado como cátion quando dissolvidos. c-As bases possuem hidroxila (OH)- que é liberado como ânion quando dissolvidos.

Existem três aspectos que identificam uma base:

  1. Sofre dissociação iônica parcial na presença de água;
  2. Reage com ácido, originando água e sal;
  3. Tornam a fenolftaleína vermelha.

O círculo é portanto a forma geométrica das suas bases.

Como saber de quem estamos falando, ou melhor, como "bater o olho" em uma fórmula e saber qual a classificação dessa substância? Se a primeira parte (X) for o H (hidrogênio), a substância é um ácido. Se a segunda parte (Y) for o grupo OH (hidroxila), a substância é uma base.

São compostos que, ao serem dissolvidos em água, apresentam o pH alcalino devido a alta concentração de íons hidróxidos. As bases em geral são compostos tóxicos e corrosivos e sua manipulação requer cuidados. Devido a sua alta capacidade de dissociação em água, seu contato com a pele pode provocar queimaduras.

Em 1884, Arrhenius sugeriu a sua definição a partir de estudos sobre reações dessas substâncias em meio aquoso. Definiu: Ácidos: Substâncias que possuem hidrogênio e reagem com a água libe- rando íons hidrogênio. Bases: Substâncias que reagem com água liberando íons hidroxila (OH-).

adstringente

O que distingue as bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação, mas para saber se um composto é ou não é básico provar não é a maneira mais indicada, pois existem substâncias tóxicas.

* Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca.

As bases podem ser classificadas como solúveis, pouco solúveis ou praticamente insolúveis em água. Essa classificação é importante porque a solubilidade está diretamente relacionada com o grau de dissociação delas, que, como vimos, representa sua força.

Base é uma substância inorgânica que, segundo o químico sueco Svante Arrhenius, ao ser colocada em água, sofre o fenômeno da dissociação iônica, na qual há a liberação de íons: cátion (Y+) e ânion hidróxido (OH-).