Quais são as características de um jogo?

Perguntado por: agarcia8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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As características básicas para que uma atividade seja considerada um jogo são: 1) regras mutáveis, ou seja, os jogadores podem combinar e recombinar as regras durante a prática; 2) por ser uma atividade que pode estimular tanto a competição quanto a cooperação; 3) pode ser jogado individualmente ou em grupo; 4) ...

#Condições de vitória, empate e derrota; #Ser uma forma de entretenimento.

O jogo é definido como uma atividade lúdica com regras livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos.

As seis características seguintes são essenciais para qualquer jogo educacional.

  • Liberdade. Estudantes são livres para optar se participam ou não dos jogos educacionais. ...
  • Caráter fictício. ...
  • Delimitação. ...
  • Incerteza. ...
  • Improdutividade. ...
  • Regulamentação.

Segundo Dondi e Moretti (2007), os jogos educativos são definidos como aqueles que possuem um objetivo didáti- co explícito e podem ser adotados ou adaptados para melho- rar, apoiar ou promover os processos de aprendizagem em um contexto de aprendizagem formal ou informal.

Um jogo eletrônico, também denominado videojogo, é um jogo no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles (joysticks) e/ou teclado com imagens conectados a um computador e um monitor.

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  • Ação.
  • Ação e Aventura.
  • RPG (Role-Playing Games)
  • Simulação.
  • Puzzle e Party Games.
  • Esportes.
  • Estratégia.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.

Jogos populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua, em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, pois sua origem esta na cultura popular.

Grandes jogos (regras totalmente fixas, mais complexas e em maior quantidade, animador atua como um árbitro, faixas etárias intermediárias). Pequenos jogos (regras mais flexíveis, mais simples e em menor quantidade, o animador atua como um orientador, faixas etárias intermediárias).

Jogos Competitivos são aqueles em que há vencedores e vencidos. Sua principal finalidade é estimular a competição justa entre os participantes e aprender a lidar com vitórias e derrotas.

Objetivos, Interação, Obstáculos e Regras, são os ingredientes dessa receita que muitos tentam desvendar e ter sucesso em seus jogos, mas como funcionam entre si?

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Os jogos de salão, que têm como predominância a sua realização em locais fechados e não precisam nem de muito espaço, nem de muitas pessoas e usando-se peças como: pinos, dados, ampulheta, roleta, cartas, tabuleiro etc. Jogos como tênis de mesa , jogo de futebol de botão, sinuca etc.

De acordo com Kishimoto (1996), o jogo tem a função lúdica (proporciona diversão, prazer), e educativa (o jogo ensino). A brincadeira permite à criança participar das tarefas de aprendizagem com motivação. Pode-se dizer que o jogo é um recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa.