Quais são as características de um homem possessivo?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Uma pessoa ciumenta e possessiva começa a ter comportamentos e mania de perseguição, como obter as senhas das contas das redes sociais, ver mensagens no celular e no computador, e até ir fisicamente atrás da pessoa para investigar “possíveis casos”. Este é um dos fortes sinais de que algo vai muito mal na relação.

Um marido controlador faz você se sentir inferior às demais pessoas. Com frequência ele tem algo a dizer sobre você, seja sobre seu peso, sua roupa ou até mesmo sua personalidade. Não importa o quanto você tente mudar para agradá-lo (ou apaziguar as críticas que geram tanto sofrimento).

Ciúmes patológico: os principais 5 sintomas

  • 1.1 Medo de perda.
  • 1.2 Insegurança e baixa autoestima.
  • 1.3 Possessividade e controle.
  • 1.4 Comparação social.
  • 1.5 Evolução e proteção do vínculo.

Uma pessoa ciumenta e possessiva começa a ter comportamentos e mania de perseguição, como obter as senhas das contas das redes sociais, ver mensagens no celular e no computador, e até ir fisicamente atrás da pessoa para investigar “possíveis casos”. Este é um dos fortes sinais de que algo vai muito mal na relação.

Primeiro, vamos destacar os sinais de que um homem está com ciúme, e depois interpretar o quão sérios eles são: Insiste em querer olhar o seu telefone. Ele está sempre tentando descobrir para quem você está enviando mensagens; Pergunta muitos detalhes quando você sai.

Então se o homem é ciumento, fale sempre a verdade e prove que não está mentindo. Você perceberá que, após um tempo, esse sentimento vai desaparecer da relação de vocês. Além disso, falar a verdade é uma ótima maneira de vocês se conhecerem ainda mais!

A pessoa que é possessiva em um relacionamento, tende a colocar a outra como o centro do mundo, como se tudo girasse em torno dela e nada mais existisse sem a sua presença. Isso não é saudável tanto para quem sente quanto para quem recebe tamanha energia. Leveza é sempre a melhor opção para os relacionamentos.

Demonstre, com exemplos simples, quais são os comportamentos que deseja que a pessoa mude e como espera que ela se posicione em relação a você. Bem-estar intacto: estabeleça limites e cuide de sua autoestima, pois uma pessoa possessiva só ganha espaço quando sente que pode dominar aquele território.

O mecanismo do ciúme possessivo
Ele nasce de sentimentos como baixa autoestima, complexo de rejeição e, principalmente, medo de perder a pessoa amada. Mas o principal combustível do ciúme possessivo é a insegurança. Indivíduos inseguros não confiam em si mesmos nem nas outras pessoas.

Aumentar do tom de voz, fazer movimentos bruscos, dirigir em alta velocidade por raiva e fazer ameaças ainda que “no calor das emoções de uma discussão” são atitudes que devem ser consideradas como grande sinal de perigo.

Em relacionamentos tóxicos o homem é agressivo nas palavras, faz constantes ameaças, xinga durante discussões e faz ataques à confiança e autoestima da mulher. Eles também podem ser manipuladores ao inverter situações de briga, se colocar como vítimas e fazer a mulher acreditar que é culpada pelas agressões que sofre.

Chegou a hora de conhecer os 5 signos considerados mais ciumentos do zodíaco e entender o que pode deixá-los enciumados.

  • 5° lugar: Virgem.
  • 4° lugar: Leão.
  • 3° lugar: Touro.
  • 2° lugar: Câncer.
  • 1° lugar: Escorpião.

Segundo Freud existem três tipos de ciúmes: Competitivo, Projetado e Delirante. Para Sigmund Freud, o ciúme é um estado emocional considerado normal. Assim como o luto, ele faz parte da vida.

Como lidar com o ciúme
O primeiro passo para aprender a lidar com o ciúme é entender de onde vem este sentimento. Ele pode ter origem nas nossas próprias inseguranças e, em alguns casos, não ter nenhuma relação com fatores externos. Nestes casos, é importante aprender a confiar – tanto em si mesmo quanto no outro.

Em geral, o ciumento obsessivo busca evidências a qualquer custo e chance de desmascarar algo que, às vezes, está apenas em sua própria imaginação, não dando ouvidos a argumentos reais e provadores do contrário.

No ciúme patológico, o ciumento está sempre sob uma ameaça inconsciente de algum rival, tem obsessão em controlar a vida, o comportamento e os sentimentos do outro. Tudo é exagerado e sem motivo aparente ou fato real. A pessoa torna-se totalmente insegura e controladora, cerceando a liberdade de quem o cerca.

Pode e também é conhecida como “Síndrome de Otelo”, a doença de Debbi. Inspirada em Otelo, consagrada obra de William Shakespeare na qual o personagem principal, possuído por um ciúme doentio, mata sua esposa, Desdêmona, a síndrome tem como principal sintoma o delírio de que o parceiro (a) está sendo infiel.

Procure ajuda psicológica especializada
Mesmo quando a dificuldade é relacionada à possessividade ou mesmo à violência, a vítima muitas vezes tem sua parcela de responsabilidade, seja por perdoar muitas vezes, fechar os olhos para certas atitudes ou outros motivos.

Basicamente, o ciúme pode estar presente em um homem quando: Ele se sente ameaçado diante da possibilidade fantasiosa de perder a parceira; O medo da perda tem suas origens na insegurança de si ou do relacionamento.