Quais são as características de um bom professor?

Perguntado por: oreis . Última atualização: 24 de abril de 2023
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O bom professor tem duas características essenciais: capacidade de pensamento e de ação. Pensar de forma adequada e inteligente para agir de forma assertiva e eficaz para, assim, superar desafios e obstáculos. Sem dúvida, uma responsabilidade do bom professor para com os seus alunos.

O trabalho do professor deve unir paixão e conhecimento profundo de sua área para levar aos alunos uma experiência de ensino e aprendizado de qualidade. No quesito conhecimento, o professor do futuro tem como aliado e, ao mesmo tempo desafio, os computadores e a internet que já estão dentro da sala de aula.

Para liderar uma turma não basta apenas ter espírito de líder, também é necessário se relacionar bem com os colegas, se relacionar bem com os professores e coordenação, tomar a frente nas decisões com o consentimento dos demais estudantes da classe, ter comprometimento com o curso, com a instituição, dentre outros ...

Critérios para ser Representante de Turma:

  1. O aluno não pode faltar às aulas.
  2. Ter boas notas e ser exemplo aos colegas.
  3. Ser Responsável.
  4. Faz a chamada diária (confiável)
  5. Ser Proativo.
  6. Ser querido pela turma.
  7. Ser discreto.

O líder educador tem um papel fundamental para apoiar e desenvolver os seus colaboradores e cabe a ele tratar em conjunto com seu colaborador a transferência do conhecimento do treinamento, para o campo do trabalho no dia-a-dia.

O que torna bom um professor é a capacidade de realizar todas as tarefas envolvidas em uma instrução eficaz.

Possibilidade de marcar vida dos alunos
Por conhecimentos passados, por experiências vividas ou pela capacidade de fazer diferença. O professor tem a capacidade de transformar um aluno indisciplinado em um estudante brilhante. Desde que consiga cativá-lo e conquistar sua confiança.

O líder de turma ou representante de classe é um aluno que representa a turma que pertence. Ele é um porta-voz da turma e faz a mediação de comunicação entre alunos e a gestão da escola.

É promover a integração do grupo, possibilitando a participação de todos nos assuntos de turma, mobilizando para participação em atividades como eventos institucionais, palestras, cursos, dentre outras atividades pertinentes a tal tarefa.

Ele promove a integração do grupo, possibilitando a participação de todos nos assuntos de turma, mobilizando para participação em atividades como eventos institucionais, palestras, visitas técnicas, cursos dentre outras atividades pertinentes a tal tarefa.

É esse estudante que vai levar questões comuns dos demais colegas de sala para professores e coordenadores. Eles também podem tomar decisões importantes pela turma, já que têm o poder para isso - mas, claro, após uma consulta aos demais colegas.

Ser líder é exercer o seu papel com excelência, de modo a interceder no maneira de pensar e agir das pessoas à sua volta. Não que o líder exija que determinados comportamentos sejam seguidos. Na realidade, por conta do seu protagonismo e confiança, ele é capaz de despertar a reflexão dos grupos.

Ser um representante da empresa: O líder é o representante dos objetivos e da cultura da empresa em torno dos profissionais que ele irá liderar. Então, uma das atribuições desse cargo é conseguir absorver todos os princípios da empresa, políticas, estratégias e valores, e repassar aos outros colaboradores.

Os líderes educadores têm forte empatia pelas pessoas e se interessam pelo trabalho de sua equipe. Investir na capacidade dos liderados significa investir na sua escola ou instituição, e é por isso que devemos sempre construir novos paradigmas de liderança e educação.

O primeiro ponto é a humildade, pois é necessário saber ouvir, respeitar as diversas opiniões e saber responder. Não existem perguntas sem respostas e “não” também é uma resposta. O segundo é a empatia, pois é preciso compreender como as pessoas funcionam dentro dos seus ambientes.

Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).

Quando o docente se põe no lugar também de aprendiz, tem a oportunidade de rever suas estratégias de ensino, favorecer a criatividade e a inovação de suas práticas pedagógicas, além de contribuir para que o próprio aluno também se avalie e regule suas aprendizagens.