Quais são as características de sabedoria que vem de Deus?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

“Mas a sabedoria que do alto que vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).

Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.

Hoje, 17 de julho/22, é o Dia do Protetor da Floresta; Dia da morte, no Colégio dos Jesuítas, em Salvador (BA), do Pe.

Os indivíduos com sabedoria exibem uma “humildade existencial epistêmica” surgida de uma interação profunda e verdadeira com a vida. Cientes de suas limitações, sempre procuram conhecimento visando diminuir a possibilidade do autoengano e aprendem com os erros.

Temer ao Senhor implica então em ter medo dele como o Todo Poderoso, mas ao mesmo tempo ser atraído por Ele com respeito, amor, desejo de honrá-lo, pois sendo O Todo Poderoso é também a bondade e amor eterno. Assim, temer ao Senhor é o princípio do saber.

O Apóstolo Tiago nos ensinou a chave para receber sabedoria de Deus. 5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

A verdadeira sabedoria não é encontrada em fontes humanas, ela vem como dom e presente de Deus. Ela é revelada através das escrituras e por uma comunhão com o Espírito Santo de Deus. Ela envolve entender os caminhos de Deus, Seus propósitos e princípios.

A sabedoria é construída a partir das experiências que vivemos e dos conhecimentos que absorvemos das outras pessoas. Uma pessoa sábia entende que vai errar e que isso não é, necessariamente, algo ruim. Quando você faz algo que não dá certo, ganha experiência e agora sabe o que não deve fazer.

Mas qual a fonte da sabedoria? Eis aí uma pergunta intrigante, porém com resposta simples e fácil: a sabedoria vem de Deus, porque Ele mesmo é a Sabedoria (Pv 8:12) e Ele, como Espírito (Jo 4:24), pode habitar em nosso interior, no espírito humano. Portanto, a sabedoria pode ser encontrada em nosso espírito.

Seja humilde em novas situações.

  1. Não entre em uma nova situação presumindo que sabe exatamente o que fazer. Examine o problema de todos os ângulos, medite ou reze e então aja de acordo com a sua consciência. ...
  2. Aceitar suas limitações é uma grande representação de sabedoria.

Em provérbios 4:7 é dito que: A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. A sabedoria milenar já apontava qual era a coisa principal, o que primeiro devemos buscar, ao ponto de dar tudo o que temos para adquiri-la.

Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. Existem 3 coisas essenciais, de que todos precisamos: fé, esperança e amor.

Com a sabedoria de Deus, vemos além de nossas circunstâncias atuais, como dizem as escrituras: “O Espírito fala (…) de coisas como realmente são e de coisas como realmente serão” (Jacó 4:13). A sabedoria de Deus merece nossa dedicada atenção.

Então Vamos lá!

  1. 1 – Estude A Palavra De Deus Diariamente. O primeiro fator pra alcançar esse grande objetivo que é pregar com mais sabedoria, é você ter zelo pelos seus estudos da Palavra… ...
  2. 2 – Fale De Forma Clara E Simples. ...
  3. 3 – Contextualize Sua Mensagem. ...
  4. 4 – Organize Muito Bem O Seu Esboço! ...
  5. 5 – Ore!

Conhecimento é a análise de informações, experiências e aprendizados que adquirimos de nossas experiências. Já a sabedoria está no modo como utilizamos esses conhecimentos adquiridos ao longo da vida, em como o aplicamos em nosso dia a dia.

Nesses versículos, que princípio aprendemos quanto a ajudar as pessoas que não estejam aproveitando as bênçãos do evangelho? (Ainda que em outras palavras, os alunos precisam expressar este princípio: Se formos diligentes em fazer o bem, colheremos as bênçãos referentes a nossos atos.)

Ser sábio não significa ser frio. Pelo contrário, pessoas sábias sentem as mais diferentes e intensas emoções. A diferença é que os sábios conseguem equilibrar melhor as suas emoções. Ou seja, tendem a não deixar os sentimentos atrapalharem a sua tomada consciente de decisões.

Em resumo, a inteligência está relacionada à capacidade de pensar e raciocinar de maneira eficiente (cognitiva e socioemocionalmente), enquanto a sabedoria envolve uma compreensão profunda e uma aplicação sensata do conhecimento para viver bem e tomar decisões ponderadas.