Quais são as características de Pedro?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Ele era impulsivo, fazia tudo com entusiasmo e amava Jesus ferozmente. Pedro tinha a personalidade de um líder, mas ainda não era maduro. Teve experiências profundas, como andar sobre as águas, que revelaram sua ousadia e espontaneidade, mas também suas dúvidas, fraquezas e falta de fé (Mateus 14:27-30).

Todo o capítulo de 1 Pedro fala de provações ou sofrimento, e Pedro ensina que perseverar pacientemente durante as provações é “mais [precioso] do que o ouro” e que os crentes obterão “a salvação das [suas] almas” (1 Pedro 1:7, 9).

O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.

Resumo. 1 Pedro 1:1–2:10 Pedro escreve sobre a necessidade de os santos crescerem espiritualmente a fim de receber recompensas eternas. A promessa de salvação só é possível por meio do precioso sangue de Jesus Cristo.

Apascentar as ovelhas pode significar fortalecer e nutrir as irmãs recém-conversas, as menos ativas e até as plenamente ativas.

As chaves na mão de São Pedro simbolizam a autoridade que ele recebeu do próprio Jesus Cristo, que lhe disse: 'Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu'.

Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”.

O Salvador, como um bom amigo, disse a Pedro, que se tornara um seguidor do Salvador havia pouco tempo: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” (Lucas 22:31–32) O que é esse processo ...

Não houve nenhuma outra palavra, quando Simão chegou diante do Senhor, Jesus disse que ele era o filho de João e seria chamado Cefas, que quer dizer Pedro. E Pedro significa pedra. Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”.

Pedro ajoelhou-se aos pés do Salvador e disse que não era digno de ficar perto Dele. Jesus disse a Pedro que não tivesse medo. Dois dos amigos de Pedro, chamados Tiago e João, eram irmãos. Jesus disse a Pedro, Tiago e João que O seguissem e eles seriam “pescadores de homens”.

Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista, Pedro foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro, Jesus Cristo o chamou de Kepha (pedra, em aramaico e Petros em grego), para expressar firmeza, pois seria escolhido o líder dos apóstolos.

A pregação do evangelho de Jesus Cristo começou na Terra com Adão e Eva e seus descendentes que amavam a Deus. (Ver Moisés 5:58; ver também Moisés 5:4–12, 14–15; 1 Néfi 12:18; 2 Néfi 11:4.) O evangelho foi pregado por anjos, pela própria voz de Deus, pelo dom do Espírito Santo e pelo próprio Adão.

Mulheres e homens são herdeiros da graça da vida (1Pd 3,7). O texto retoma Gn 1,27, que afirma a igualdade entre mulher e homem. A expressão “co-herdeiros da graça da vida” é única no Novo Testamento. Se o casal viver dessa maneira, será modelo para todas as pessoas cristãs.

A vara de Judá e a vara de José

15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?" Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo".

A Cruz de São Pedro ou Cruz Petrina é uma cruz latina invertida. É um dos símbolos da Igreja Católica, ante a decisão de São Pedro, Apóstolo, de ser crucificado de cabeça-para-baixo, eis que acreditava não ser digno de morrer como seu Mestre, Jesus Cristo.

é o canal por meio do qual todo conhecimento, doutrina, o plano de salvação e todo assunto importante é revelado do céu”.