Quais são as características de Abraão da Bíblia?

Perguntado por: oesteves7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Abraão (por volta de 1800 a. C.) foi um patriarca bíblico, que recebeu de Javé (Deus) a missão de chefiar os povos semitas (os hebreus, ou israelitas, ou judeus) e migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde hoje se localiza o Estado de Israel.

Adquirimos inteligência obedecendo aos mandamentos de Deus. Portanto, quanto mais obedientes formos, maior poderá ser nossa inteligência. (Ver D&C 93:28, 36.) Jesus Cristo está mais próximo do Pai Celestial e é mais semelhante a Ele por causa da luz e verdade que recebeu por meio de Sua perfeita obediência.

Gênesis 18:1–16—Abraão recebe três homens santos, que prometem que Sara terá um filho. Gênesis 21:1–8—Sara e Abraão têm um filho, Isaque. Gênesis 22:1–14—É ordenado a Abraão sacrificar Isaque, mas a vida de Isaque é poupada. Gênesis 22:15–19—Grandes bênçãos são prometidas a Abraão.

A visão de Deus, um anjo e a voz do Senhor, enquanto Abraão estava deitado sobre o altar. (Ver Abraão 1:15–19.) O Senhor aparece a Abraão quando ele ora na terra de Harã. (Ver Abraão 2:6–11.)

Ele exigiu que Abraão se submetesse a essa provação porque queria dar-lhe glória, exaltação e honra; Ele pretendia torná-lo rei e sacerdote, compartilhando de Sua própria glória, poder e domínio.” (George Q.

A obediência de Abraão é um exemplo. Abraão obedeceu a Deus numa época em que não havia os recursos que a Igreja tem à disposição nos dias atuais. Nem sequer Abraão tinha uma Bíblia para ler, tudo que ele tinha era a voz de Deus falando aos seus ouvidos. Mas Deus viu a atitude obediente de Abraão.

Abrão volta a Betel, onde ergueu o altar para Deus e o invoca novamente. Ele agradece ao Senhor por nunca tê-lo abandonado e sacrifica um animal como gesto de fé e gratidão.

Na verdade Deus mandou Abraão se afastar dos pais pq eles eram péssimos exemplos e atrasavam a vida dele. Mas ele só saiu de Harã para Canaã depois que Terá morreu.

Hoje quero refletir sobre um claro erro de Abraão, conforme relatado em Gênesis 12.10-20. No verso 10 lemos: “Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa”. Deus ordenou que ele fosse para Canaã, não ordenou que ele descesse ao Egito.

Ele contém várias promessas:A posteridade de Abraão seria numerosa, aumentaria eternamente e possuiria o sacerdócio;Abraão tornar-se-ia pai de muitas nações;Cristo e diversos reis nasceriam da linhagem de Abraão;Certas terras seriam herdadas;Todas as nações da Terra seriam abençoadas por sua semente;Esse convênio seria ...

Abraão ouviu e obedeceu, mais uma vez, o que Deus pediu a ele. Este homem é considerado um exemplo de fé porque não duvidou e obedeceu ao Senhor. Ele tinha um único filho e ofereceu-o a Jesus. Muitas vezes as coisas não dão certo na nossa vida porque não ouvimos a voz de Deus.

Abraão acreditou na promessa de Deus, embora, naturalmente, isso fosse impossível. Abraão e sua esposa, Sara, passaram muito tempo em idade fértil e não tinham filhos. A fé de Abraão em Deus foi testada com essa promessa, para ver se ele aceitaria a palavra de Deus, não importando o que seu raciocínio lhe dissesse.

Acreditou em Deus e viveu segundo a fé. Na fé, praticou a justiça, até mesmo para com seus inimigos. Impressiona, em Abraão, seu coração de pai. Acreditou que seria pai de um grande povo, em que todas as famílias da Terra seriam abençoadas (Gn 12,2s).

Abraão representa não apenas a origem de um povo eleito por Deus para renovar a humanidade, mas também o homem justo, profundamente fiel, cuja lealdade a Deus chegaria ao ponto de sacrificar o filho em obediência à ordem divina.

Abrão deixou Harã aos 75 anos
Os descendentes herdaram tal genética, mesmo em um menor grau.

expressão Comportamento que faz suportar com resignação os maiores sofrimentos, injúrias e injustiças; em referência ao personagem bíblico Jó, que passou por provações e sofrimentos, mantendo-se fiel à sua fé.

Por que o Criador pediu para que todo homem do clã de Abrão fosse circuncidado? Após mudar o nome de Abrão para Abraão, o Criador prometeu uma grande descendência e selou uma aliança única e especial. Como sinal dessa aliança, pediu para que Abraão e todos os homens do acampamento fizessem a circuncisão.

Eles se separaram porque enriqueceram e estava havendo contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló (veja em Gênesis 13:7). Para resolver o problema, Abrão propõe que eles se separem, indo cada um para um lado (Gn 13:8). Abrão deixa que Ló escolha pra onde quer ir (Gn 13:9).

A história de Abraão e Sara é inspiradora. Esse casal que foi chamado por Deus para dar início ao Povo da Aliança, não apenas à nação de Israel, mas por meio deles todos os que haveriam de crer também são considerados sua descendência.