Quais são as características das religiões ocidentais?

Perguntado por: abarbosa2 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O ocidental tem uma mente mais racional, preza pelo mundo exterior e tem uma mentalidade mais científica. O oriental trabalha mais seu lado intuitivo, valoriza o universo interior e dá muita importância para a religião.

São: Cristianismo: É a maior religião do mundo, com cerca de 2.106.962.000 de seguidores. É monoteísta e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.

São elas: Hierarquias; • Cerimônias, rituais e festividades; • Culto às divindades ou forças naturais; • Doutrina de livros sagrados ou ensinamentos orais; • Símbolos que são reverenciados.

Consideram-se ocidentais: o JUDAÍSMO, O ISLÃ E O CRISTIANISMO. Raízes Abraâmicas; • Visão Histórica: Visão linear da história. Conceito de Deus: Deus é o criador.

No mundo oriental predominam o Islamismo, o Hinduísmo e o Budismo como religiões principais e as culturas orientais muito tradicionais. No mundo ocidental predomina o Cristianismo e outros aspectos culturais são intensamente influenciados pelas culturas europeia e estadunidense.

Resumo. O artigo descreve a Cidade Santa de Jerusalém, na perspectiva de fé para as três grandes religiões monoteístas do mundo: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%

A cultura ocidental é o conjunto da Filosofia Grega, do Direito Romano e da Religião Católica. Esses 3 pilares baseiam o modo de pensar e, consequentemente, de agir das pessoas educadas no hemisfério ocidental.

Em geral, a civilização ocidental, desde aspectos políticos até culturais, é formada pelas nações da União Europeia, da América do Norte e Latina, da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, principalmente.

De modo geral, o consenso atual seria definir como parte do Ocidente, no mínimo, as culturas e os povos da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e uma grande parte da América Central e do Sul, como Argentina e Brasil.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha.

No resto do país aparece a força dos evangélicos, fora as pouca regiões onde dominam o Islam (uma), Umbanda e Candomblé (13 regiões), as tradições indígenas (6 regiões) e os Sem Religião, junto com os evangélicos (3 regiões).

Quantas religiões existem no Brasil. O Brasil é um país com enorme diversidade cultural. Sendo assim, não é de se espantar que as religiões seguidas pelos brasileiros também sejam diversas. Católicos, espíritas, evangélicos, judeus, budistas, praticantes de religiões de matriz africana e ateus convivem em nosso país.

O Oriente Médio é marcado pela existência das três maiores religiões monoteístas: o Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo. Na Ásia de Monções (Sul e Sudeste Asiático), destacam-se o Bramanismo na Índia, o Lamaísmo no Nepal e Butão, além do Tibete, na China. Também existem muitos adeptos do Budismo.

Enquanto Estados Unidos e Portugal são indiscutivelmente “ocidentais”, a classificação de países como o Brasil e a Argentina não é unânime.

E, mesmo com toda a importância que o cristianismo teve na América do Sul, o conceito atual de ocidente envolve necessariamente países desenvolvidos, independente da posição geográfica: Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia são ocidentais.

Consideram-se ocidentais: o JUDAÍSMO, O ISLÃ E O CRISTIANISMO.