Quais são as características das obras de Marcel Duchamp?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Poucos artistas podem se orgulhar de ter mudado o curso da história da arte da maneira como Duchamp o fez. Tendo começado sua carreira como pintor, ele realizou obras que tinham características impressionistas, expressionistas e cubistas; figurando principalmente entre o dadaismo e o surrealismo.

  • Arte moderna
  • Dadaísmo
  • Surrealismo
  • Cubismo
  • Arte conceptual
  • Seção de Ouro
  • Marcel Duchamp: Étant donnés (1999)
  • Marcel Duchamp (1964)
  • Duchamp du signe: écrits
  • Conversaciones con Marcel Duchamp (1991)
  • The Writings Of Marcel Duchamp
  • Ingegnere del tempo perduto. Conversazione con Pierre Cabanne

O nome, ready-made, em inglês significa literalmente “pronto-feito” se refere justamente ao tipo de material utilizado nisso, que hoje é considerado obra de arte pelos estudiosos do Dadaísmo: materiais já existentes (manufaturados) e presentes em nosso cotidiano para algum fim específico.

Trabalhos em grandes formatos; Utilização necessariamente do espaço como parte da obra; Interação do público; Obras “não-colecionáveis”.

A Arte Conceitual é uma vanguarda artística moderna e contemporânea que surgiu nos anos 60 e 70 na Europa e nos Estados Unidos. Como o próprio nome indica, trata-se de uma expressão artística mais pautada nos conceitos, reflexões e ideias, em detrimento da própria estética (aparência) da arte.

Nessa obra, Duchamp utilizou como suporte um cartão com a representação da famosa tela Monalisa, feita em 1503 por Leonardo Da Vinci. O artista interferiu na obra, acrescentando bigodes e cavanhaque, feitos a lápis. Ele ainda escreveu a sigla L.H.O.O.Q na parte inferior.

Neste caso, Duchamp quis mostrar que aquele objeto possuía outro lado e está muito mais além do que realmente vemos. O objetivo dele foi justamente causar esta provocação entre as pessoas, contradizendo o que grande parte da sociedade considerava ser uma arte. Fonte: A fonte.

Principais características do surrealismo
influência das teorias da psicanálise; criação de uma "realidade paralela"; criação de cenas irreais; valorização do inconsciente.

Por Fonte e Roda de Bicicleta, de 1913, Duchamp é um pioneiro do dadaísmo e um artista à frente de seu tempo. Suas obras são (trocadilho intencional) a grande fonte da arte contemporânea, onde o ato de fazer arte pode ser mais importante que o objeto produzido, ou nem produzido, como no caso dele.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

Obras do Dadaísmo
No Dadaísmo, eram usados materiais como tapeçarias geométricas a vidro, gesso e relevos de madeira. Além disso, são famosas as assemblages (no francês, colagens com materiais) e fotomontagens.

Foi através desta obra que Duchamp definiu pela primeira vez o conceito “ready-made” – uma ideia que influenciou inúmeros artistas desde então. Marcel Duchamp desafiou as definições tradicionais da arte com seus controversos ready-mades, produzidos entre 1913 e 1921.

A Arte Contemporânea reúne expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra, apresentando um rompimento em relação à pauta moderna, o que pode ser considerado como o início do Pós-Modernismo.

A ARTE EFÊMERA POSSUI COMO CARCTERÍSTICA TRANSITORIEDADE, ela é passageira. O tempo é colocado em questionamento. A arte efêmera pode durar instantes, com uma performance ou uma apresentação única, ou pode deixar de existir por sofrer com as mudanças do tempo, o que ocorre com obras expostas em espaços abertos.

Continuar lendo Quando Marcel morre?