Quais as características da cantigas de maldizer?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara. Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.

As cantigas de maldizer, diferente das cantigas de escárnio, eram escritas de maneira direta e as vezes agressivas. Palavrões e nome de pessoas eram citados pelos trovadores, em alguns casos.

Cantigas de Maldizer: sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Há casos em que o nome de uma pessoa poderia aparecer explicitamente. Exemplo: a música do cantou Latino, "Renata". Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia.

4 - Cantigas de maldizer
Críticas feitas explicitamente, com identificação da pessoa satirizada; Linguagem ofensiva e palavrões.

Cantigas de escárnio e maldizer ou cantigas d'escarnho e de maldizer em galego-português são um tipo de composição literária da Idade Média, típicas do trovadorismo.

As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos: Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

cantigas de amor o homem se refere à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. O poeta fica na posição de fiel vassalo, fica as ordens de sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho, ou seja, impossível, que está longe.

trovadores

Os trovadores escreveram ainda outros dois tipos de cantiga: as de escárnio e as de maldizer, dedicadas a satirizar e ridicularizar.

A cantiga de maldizer (ou de escárnio) é um dos tipos literários do Trovadorismo, escola literária europeia típica da Idade Medieval, sendo a primeira escola literária da língua portuguesa.

Os cancioneiros do Trovadorismo
Os Cancioneiros são coletâneas de manuscritos das cantigas trovadorescas que foram produzidas em galego-português na primeira época medieval (a partir do século XI). Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.

As cantigas de escárnio e maldizer são provenientes da Idade Média e fazem parte do gênero literário denominado trovadoresco . Foram exaradas, assim como todos os textos populares da época, em galego-português.

As cantigas satíricas são obras poéticas com forte tom de crítica social. Muito comum no mundo boêmio medieval, o gênero foi praticado por jograis – trovadores que não pertenciam à nobreza –, bailarinas e até mesmo alguns fidalgos e membros da Igreja.

Essa cantiga tem sua origem popular, são marcadas pela literatura oral, ou seja, paralelismo, refrão, reiterações e estribilho, onde isso são recursospróprios do texto que servem para serem cantados e que propiciam facilitação de memorização.