Quais são as características da vassalagem amorosa?

Perguntado por: amaciel9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Vassalagem amorosa: a mulher era tratada como senhora e o homem seria uma espécie de servo do seu amor. Mesura: esconder o nome da mulher amada, e, dessa forma, o sofrimento. Como você já viu, o autor muitas vezes tratava do amor por uma mulher que era casada e a idealizava.

A vassalagem amorosa é muito comum nas cantigas medievais de amor. Ela ocorre quando o eu lírico manifesta devoção e submissão à pessoa amada, implorando por amor e atenção.

Vassalagem amorosa- ocorre quando o " eu lírico " manifesta devoção e submissão à pessoa amada, implorando por amor e atenção. Amor cortês- é o servilismo do apaixonado em relação a pessoa amada.

Quais características do amor cortês você identificou nessa breve narrativa? O amor cortés narrado nessa história é impossível e idealizado, sustentado pelo enamorado a despeito de todas as barreiras que se interpunham entre ele e sua amada.

A diferença mais imediatamente percetível entre os dois géneros é, sem dúvida, a indicada pela fragmentária Arte de Trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional, em cuja formulação a cantiga é de amor quando o poeta fala de si mesmo, e é de amigo quando ele finge que é a mulher a expor as suas próprias penas.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

As cantigas de amor tinham como tema o sofrimento amoroso. As de amizade cantavam a saudade do ser amado. Já as cantigas satíricas demonstravam a ousadia do trovador ao criticar a sociedade da época, em que o livre pensamento era combatido pela Igreja.

De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.

Dependendo do tema, da estrutura, da linguagem e do eu lírico, as cantigas trovadorescas são classificadas em quatro tipos: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

As cantigas de amigo eram protagonizadas por uma narradora mulher, não idealizada e humilde, que assumia a sua amizade a um amigo ou a um amor platônico. Estas cantigas tinham como característica um forte sentimento de sofrimento, tristeza e angústia por causa da separação de um amigo ou do homem amado.

Por amor cortês entende-se o tipo de amor que idealizava a pessoa amada, elevando-a a um plano etéreo, isto é, quase divino.

Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara. Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

Resposta: Cantadas. Explicação: Eram músicas cantadas em coro e, por isso, recebem o nome de "cantigas".

Na cantiga de D. Dinis, o eu lírico chama a amada, de quem está diante, de "senhora", característica própria das cantigas de amor: "Senhora, que bem pareceis! Você era a favorita onde eu era mestre-sala".

Na sua essência, o amor cortês era uma experiência contraditória entre o desejo erótico e a realização espiritual, "um amor ao mesmo tempo ilícito e moralmente elevado, passional e autodisciplinado, humilhante e exaltante, humano e transcendente".