Quais são as características da Salmonella?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A maioria dos casos de salmonelose não tifoide apresenta sintomas típicos de uma Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), como vômito, dores abdominais, febre e diarreia, que geralmente duram alguns dias e diminuem em uma semana.

As bactérias do gênero Salmonella apresentam a forma de bacilos. São bactérias Gram-negativas. A maioria das espécies é móvel apresentando flagelos peritríquios (em toda a periferia celular). Apresentam fímbrias (curtos pelos para adesão) que estão envolvidos na formação de biofilmes.

Características do gênero Salmonella
O gênero Salmonella diz respeito às bactérias da família Enterobacteriaceae, amplamente encontradas na natureza. Essas bactérias são gram-negativas, ou seja, possuem parede celular complexa que se cora quando usada a coloração de Gram, e apresentam a forma de bastonete.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 7 e 48°C e têm uma temperatura óptima de crescimento (temperatura à qual a taxa específica de crescimento é máxima) entre 35 e 37°C. As salmonelas não se multiplicam à temperatura de refrigeração mas são extremamente resistentes à congelação.

A Salmonella pode estar presente em alimentos mal higienizados, crus ou mal cozidos. Produtos agrícolas não processados como hortaliças, frutas, carnes cruas, leite e ovo são veículos frequentes das Salmonella. Podem estar presentes também no solo e na água contaminados com fezes.

Para evitar as salmoneloses devem ser adotadas medidas de higiene no manuseio dos produtos alimentares, desde o momento da produção até o seu consumo. Também é necessário garantir o tempo de cozimento necessário para cada alimento, evitando o consumo de alimentos crus.

As salmonelas conseguem crescer em ambientes com temperaturas entre 5°C e 46°C e têm uma temperatura ótima de crescimento em torno de 38°C, são extremamente resistentes ao Page 2 2 resfriamento e congelamentomas, no entanto, são destruídas quando submetidas a um tratamento térmico acimade 70°C, temperaturas obtidas ...

Os alimentos mais incriminados são: carne bovina, aves, suíno e ovos crus. Salmonella é uma bactéria que causa doenças em humanos e animais, através do consumo e da ingestão de alimentos contaminados.

A bactéria Salmonella atua sobre o intestino das pessoas, onde se multiplica e pode entrar na corrente sanguínea, atingindo outros órgãos do corpo e, em casos raros, podendo provocar graves infecções e até mesmo a morte. Você pode evitar que esta bactéria deixe você ou seus familiares doentes.

Mamão, pepino, melão, melancia, carne de frango, castanhas e mesmo a carne de gado são alimentos que podem conter a bactéria e levar à doença. Foto: Bigstock| Foto: 0.

Salmonella typhi e Salmonella paratyphi não apresentam crescimento neste meio. Colônias de Salmonella apresentam uma coloração magenta (rosa púrpura), as bactérias não alvo são inibidas ou apresentam colônias azuis ou incolores.

Como o principal habitat dessa bactéria é o trato intestinal, os principais casos de contaminação de alimentos são ovos, carnes e o leite. Quando consumidos crus e/ou sem a devida higiene, podem permanecer contaminados e transmitir a Salmonella.

Esta bactéria está caracterizada em um gênero de duas espécies: Salmonella enterica, com 2.610 sorovares, e Salmonella bongori, com 23 sorovares. A espécie enterica é subdividida em seis subespécies sendo elas: enterica, salamar, arizonae, diarizonae, hutnae e indica.

As bactérias são organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula, a qual não apresenta núcleo definido e delimitado por membrana. Esses organismos também apresentam como característica a ausência de organelas membranosas, como aquelas encontradas nas células eucarióticas.

Esférica: forma de bactérias denominadas Cocos. Cilíndrica: forma de bactérias denominadas Bacilos. Espiralada: bactérias denominadas Vibriões, Espirilos e Espiroquetas. As células bacterianas podem ser caracterizadas pelo tamanho, forma e arranjo.