Quais são as características da pintura medieval?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

A pintura medieval desconhecia a perspectiva, as figuras humanas eram chapadas e rígidas, não seguindo nenhuma perspectiva ou volume. Os santos eram representados sempre com olhar fixo e halo (luz em forma de círculo ao redor da cabeça) e fundo em ouro.

A arte medieval foi uma arte basicamente religiosa, cristã. A Igreja Católica teve fundamental importância durante essa época não só em termos sociais como também como principal impulsionador artístico. Os dois estilos mais importantes do período medieval foram a arte românica e a arte gótica.

Arte Gótica
Desde o século XVIII, também é usado para se referir a coisas diferentes, excêntricas. No âmbito artístico, refere-se à produção dominante na Idade Média dos séculos XII ao XIV, como resposta ao estilo românico, em um contexto de transformações culturais e econômicas.

ARTE MEDIEVAL
- Arte Cristã Primitiva: Se desenvolveu clandestinamente dentro do Império Romano no século I, fugindo da perseguição religiosa que via o cristianismo como uma ameaça. Trabalhava com símbolos ligados as passagens bíblicas de maneira discreta ou portátil.

Geoffrey Chaucer: Os Contos da Cantuária; O Livro da Duquesa. Francesco Petrarca: Canzoniere; Trionfi; Meu Livro Secreto; De Vita Solitaria. Giovanni Bocaccio: Decameron; Amorosa visione; Comedia delle ninfe fiorentine; De Claris Mulieribus; Rime; Teseida delle nozze di Emilia.

A Cultura Medieval é caracterizada pela influência da Igreja Católica sobre as culturas greco-romanas e germânicas durante a Idade Média. Nesse contexto, entende-se como cultura todas as atividades relacionadas à educação, à ciência, à filosofia, à arquitetura e à música, entre outros elementos.

Páginas na categoria "Pintores da Idade Média"

  • Hans Acker.
  • Aelbrecht Bouts.
  • Simon Bening.
  • Pieter Coecke van Aelst.
  • Álvaro Pires de Évora.
  • Andrea del Castagno.
  • Andrea Tafi.
  • Anovelo da Imbonate.

A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...

A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico. Com as principais produções no campo da arquitetura, pintura e escultura, a arte medieval se destacou pela construção de igrejas, catedrais e palácios.

A Idade Média é o período da história em que se desenvolveu o sistema feudal, berço das universidades, com forte característica teocêntrica e organização hierárquica rígida. Divida em dois principais períodos, o medievalismo é um importante episódio da história ocidental.

Por conta desse sentido pejorativo, chamou-se também a Idade Média de “Idade das Trevas”. Além de ser um intervalo, o período medieval era tido como obscuro, tomado pelas crenças ditadas pela Igreja Católica, que desprezava o pensamento racional, e que não teve produções intelectuais de relevo.

- Pinturas e esculturas com temas religiosos (cristãos). A vida de cristo, anjos e passagens bíblicas foram os temas mais retratados nas obras medievais.

Os pigmentos utilizados eram extraídos da natureza, de materiais como carvão, sangue, ossos, vegetais, cinzas e raízes. Os temas pintados variavam de cenas de caça à representações de dança, sexo e outras imagens do cotidiano. Considera-se que a intenção por trás dessa arte era religiosa, de caráter ritualístico.

As primeiras pinturas foram feitas nas paredes e tetos das cavernas. Essas primeiras pinturas descobertas pelos arqueólogos, são pinturas vibrantes com o uso de mais de três cores. São pinturas que tentaram imitar a natureza com o máximo de realismo, a partir de observações feitas durante a caçada.

A maioria deles com temas religiosos. Uma das características mais relevantes da arquitetura gótica era verticalidade. Ou seja, as construções eram muito altas, as quais revelam a força da religiosidade. Quanto mais alto, mais perto de Deus estavam.