Quais são as características da pintura corporal indígena?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 8 de maio de 2023
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Existem desenhos que demonstram sentimentos, desde os mais felizes até os de revolta e indignação pelos problemas enfrentados nas aldeias. Muitas vezes significam também luto, tristeza e passagem. Outra característica representada pela arte corporal indígena são as peles de animais como jabutis, cobras, entre outros.

A cor amarela representa o sol, o vermelho, o fogo, a cor marrom representa a terra, o azul significa o céu e o verde, a natureza.

Uma das expressões culturais Huni Kuin são os Kene – grafismos tradicionais chamados de pinturas verdadeiras, aplicados em pinturas corporais, tecelagens, cestarias, teçumes e cerâmica. O estilo Kene Kuin contém uma variedade de motivos com nomes próprios, sendo feitos exclusivamente por mulheres.

A pintura corporal é usada em certos rituais e de acordo com o gênero e a idade. Indicam os grupos sociais ou a função de cada indivíduo na tribo. Muitas vezes estão associadas a rituais onde ocorrem danças indígenas. As tintas usadas são naturais, ou seja, são feitas de plantas e frutos.

Além das penas que são um ponto de destaque, há a coroa do cocar, que representa a necessidade de manter a centralidade dos pensamentos. As pontas simbolizam que o homem precisa ter flexibilidade como pessoa, e o formato aberto do cocar retrata a busca por novos conhecimentos e experiências.

Conheça 5 importantes obras que retratam a cultura indígena

  • O Guarani – José de Alencar.
  • Iracema – José de Alencar.
  • As serpentes que roubaram a noite e outros mitos – Daniel Munduruku.
  • Olho d'água: o caminho dos sonhos – Roni Wasiry Guará
  • Kurumi Guaré no Coração da Amazônia – Yaguarê Yamã

Os mais jovens pintam seu corpo cotidianamente de uma forma mais simples; reservando as pinturas mais elaboradas e complexas para situações cerimoniais; conseqüentemente, elas ocorrem apenas nas aldeias em que os rituais acontecem de maneira mais intensa.

As primeiras pinturas corporais eram feitas com o objetivo de apresentar a beleza natural do corpo humano, mas também eram usadas para indicar a posição social e o status religioso de uma pessoa.

As cores que mais aparecem são: o vermelho, obtido do urucum; o preto, fornecido pelo sumo do jenipapo misturado à fuligem; o amarelo, extraído do açafrão e o branco da tabatinga.

Começou mesmo no período do homem neandertal, quando as pinturas possuíam um significado e eram usadas, principalmente, em algumas celebrações. Também entre as povos indígenas, a pintura corporal era e continua sendo muito utilizada, representando beleza ou até mesmo preparação para a guerra.

A pintura pode ser ligada à produção de imagens decorativas ou imagens de representação, seja esta figurativa ou abstrata. Uma pintura figurativa é essencialmente a representação pictórica de um tema, ou seja, quando o artista reproduz em seu quadro uma realidade que lhe é familiar.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

Principalmente os vasos cerimoniais de cerâmica indígena eram decorados, apresentando além das cores vermelho e branco que eram mais frequentes pela facilidade em encontrar estes pigmentos na natureza, desenhos feitos com incisões e em relevo além do uso de matérias-primas abundantes na natureza.

Pluralidade. Além disso, as produções indígenas encaram a pluralidade ao compreenderem os diferentes conjuntos de significados de cada tribo. Como característica, a arte indígena contemporânea tem seu caráter integrado nos diversos domínios da vida social e sua natureza múltipla, ativa, participante e coletiva.