Quais são as características da marcação individual?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

A Marcação Individual tem como premissa a busca constante pelo “jogador a ser marcado” – o jogador “B” deve marcar o jogador “A” em todos os seus deslocamentos ofensivos; podendo ter como referencial não somente o jogador, mas também a “posição” do jogador (em outras palavras a marcação individual pode ser do tipo “ ...

Resposta verificada por especialistas
A marcação individual no basquete é utilizada quando um jogador de defesa está marcando um outro jogador da equipe adversária. No basquete, isso também pode ser chamado de marcação homem a homem.

Marcação Individual
Este estilo de marcação talvez seja o mais conhecido. Nele, o defensor terá como objetivo perseguir o jogador adversário, independente de onde ele se posicionar. Ou seja, é o famoso “cada um pega um”.

Existem três situações básicas para fazer a marcação individual corretamente: marcar o jogador com a bola, marcar um jogador sem a bola do lado fraco e marcar um jogador sem a bola do lado forte da quadra.

Marcação individual
Aquela na qual cada jogador marca um adversário, sem se preocupar com o posicionamento da quadra. Cada um fica responsável por marcar alguém e terá que acompanhá-lo por toda quadra, mesmo que ele não esteja com a bola.

Os pontos positivos da marcação individual são:

  • dificulta o chute de longa e curta distancia;
  • diminui a opção de passe;
  • força o erro adversário;
  • diminui o tempo de posse de bola do adversário;
  • diminui o tempo de reação do adversário para pensar sobre que jogada realizar.

Marcação individual
O jogador “A” deve marcar o jogador “B” em todos os seus deslocamentos ofensivos. O famoso “homem a homem”. Mas também pode ser por posição ou setor, como: “lateral pega lateral”, “volante pega meia” etc.).

A marcação por zona determina áreas na quadra que serão cobertas por cada jogador enquanto a posse de bola é do time adversário. Já na marcação individual, cada atleta é responsável por acompanhar um determinado jogador.

A marcação por zona determina áreas na quadra que serão cobertas por cada jogador enquanto a posse de bola é do time adversário. Já na marcação individual, cada atleta é responsável por acompanhar um determinado jogador. A marcação mista usa características tanto da defesa individual quanto da marcação por zona.

Por isso, agora vamos apresentar quais são essas quatro principais formas: a marcação individual, a marcação por encaixes, a marcação por zona e a marcação híbrida ou mista.

Quanto ao tipo, existem três básicos, a marcação individual, por zona e mista.

Significado de Marcação
substantivo feminino Ação de marcar, de colocar marca em: é preciso respeitar a marcação do terreno. [Esporte] Movimento que dificulta ou impede que o adversário se mova ou siga em campo. [Artes] Designação ou sinalização com as posições dos artistas em cena.

No Basquetebol, o contra-ataque é um termo associado a um sentido de uma - resposta imediata - contra o ataque do adversário, com outro ataque, de forma inesperada, sem possibilidades de uma organização defensiva prévia (REIS, 2005).

A Marcação Mista é aquela que tem como premissa a utilização da Marcação Individual e da Marcação Zona em situações diferentes e específicas do jogo, alternando-as de acordo com essas situações.

da marcação individual porque pra querer usar é importante usar a marcação individual para dificultar o chute de longa e curta distância diminuir a opção de passe portar o hino adversários diminuir o tempo da posse de bola do adversário e diminui o tempo de reação do adversário para pensar sobre que jogador.

Desse modo, o goleiro-linha não pode realizar ações com as mãos na bola fora da área; e nem permanecer com a posse da bola por mais de quatro segundos na sua meia quadra defensiva. Ainda assim, na meia quadra defensiva, o goleiro-linha só pode receber na bola de seus companheiros apenas uma única vez.