Quais são as características da linguagem poética?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Palavras com uma função estética. Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora.

Linguagem é um processo de comunicação que pode ser oral, escrito, digital etc. Ela apresenta função emotiva, poética, conativa, referencial, fática ou metalinguística. Existem diversas formas de linguagem, que pode ser utilizada para várias finalidades.

Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.

Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos presentes na comunicação: emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Por exemplo: Deus ajuda a quem cedo madruga. Para considerar: Quando se utiliza a função poética, é comum o surgimento de figuras de linguagem, tais como a metáfora, a metonímia, a sinédoque, o símile e a hipérbole, entre muitas outras. Por exemplo: Os teus olhos iluminam o meu caminho como duas estrelas.

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

  1. Verso e métrica. Verso é cada linha de um poema. ...
  2. Estrofe. Estrofe é um grupo de versos de um poema. ...
  3. Rima. Rima é a sonoridade semelhante que pode existir no fim ou no meio dos versos. ...
  4. Ritmo. O ritmo é a melodia do verso.

Em geral, o texto em versos é poético, apresenta rima, ritmo, métrica e está bastante associado aos poemas e músicas, por exemplo.

Texto poético é um texto rico em figuras de estilo, das quais se destacam a anáfora, a metáfora, a personificação, a comparação. O texto poético apresenta-se em versos e estes agrupam-se, muitas vezes, em estrofes.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático.

Poética é um ramo da Filosofia que busca analisar a qualidade das obras de arte de acordo com o conceito e objetivo de cada uma das sete artes. Busca, também, explicar o propósito das artes narrativas, que hoje em dia pode-se dizer que estão entre literatura e poesia.

Veja, a seguir, os principais tipos de linguagem literária: Linguagem lírica ou poética: é marcada pela presença de elementos plurissignificativos ou que causam certa estranheza. Ela está presente na poesia em verso ou em prosa. Linguagem narrativa: também pode fazer parte de textos escritos em verso ou em prosa.

Na literatura, a estrofe é uma estrutura da composição poética formada por um conjunto de versos que compartilham relações de sentido e de métrica entre si. Em outras palavras, a estrofe representa um conjunto de versos, que por sua vez, correspondem a uma linha do texto poético.

Linguagem verbal é aquela que usa as palavras — escritas ou faladas. A linguagem verbal é a forma mais comum de comunicação. Ela é o tipo de linguagem que usa palavras – escritas ou faladas.

A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, ou seja, encontramos nos textos que utilizam essa função a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. O autor tem como principal desejo buscar a adesão de quem lê, convencendo-o através de algumas marcas gramaticais peculiares.