Quais são as características da linguagem informal?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

A linguagem informal é aquela utilizada em situações corriqueiras e descontraídas, quando há intimidade entre os falantes. Não é necessário o uso da norma culta, sendo comum o uso de gírias e coloquialismos.

A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal.

Usando gírias e expressões
Linguagem formal: Estou muito atrasado. Linguagem informal: Caramba! Tô muito atrasado. No exemplo acima, a linguagem informal é caracterizada pelo uso da gíria "caramba", e também é exemplo do uso de expressões utilizadas oralmente, como o "tô".

Utilização de frases informais, linguagem coloquial, variações, expressões. Utilização de gírias, palavras abreviadas, regionalismos, palavrões, onomatopeias. Não há erros gramaticais e não há a utilização de termos coloquiais (gírias, palavrões, regionalismos, onomatopeias etc.)

Informal é um adjetivo de dois gêneros, que descreve algo ou alguém que não é formal ou uma situação em que não existe formalidade. Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas. Também é uma palavra usada para descrever situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade.

A comunicação formal é a transmissão de informações oficiais por vias formalizadas, como por exemplo o ofício. Já na comunicação informal, ao contrário da formal, a transferência de informações ocorre em forma de redes não formais, como exemplo as confraternizações entre os membros de determinada organização.

A linguagem formal é o tipo de estrutura linguística que você deve utilizar em meios profissionais, acadêmicos e literários. Entretanto, ela não se limita a estes usos podendo fazer parte da sua rotina também quando você se comunica por e-mail ou dá início a uma conversa com alguém com quem não tem muita intimidade.

O que é a linguagem coloquial? Por sua vez, a linguagem coloquial é uma forma mais informal e cotidiana de comunicação. Nesse tipo de linguagem não existe uma preocupação com a norma culta, então ela pode ser mais espontânea e conter diversos regionalismos.

Linguagem informal é um tipo de linguagem que é utilizada em situações cotidianas, informais e descontraídas, sem seguir regras gramaticais ou normas culturais rígidas. É uma forma de comunicação mais espontânea, que busca aproximar as pessoas em um nível mais pessoal e descontraído.

É um nível de linguagem simples. Padrão que é usado entre pessoas que se conhecem bem, com uso de expressões, muitas vezes, carinhosas. Na linguagem familiar utiliza-se muitas vezes expressões como "nenê" ou "maluco".

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

A linguagem informal é marcada por contextos mais acessíveis, o uso de expressões e variantes da língua. Muito utilizada quando há familiaridade entre os interlocutores, ou seja, quando falamos com amigos, familiares e colegas. O uso do português coloquial a diferencia da fala formal.

Significado de Formal
adjetivo Que cumpre as regras com rigor, polidez; cerimonioso: estilo formal. Característicos de eventos solenes; em que há pompa: traje formal.

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação.

Apesar da coexistência das variantes linguísticas, a língua formal tem finalidades específicas e essenciais para a vivência em uma sociedade que depende da escrita em diferentes situações cotidianas, é por isso que ela conta com regras fixas que facilitam o planejamento do texto e a interpretação do leitor.

Explicação: Não é permitido o uso de gírias.

Como exemplos podemos citar a invenção do computador, que deixou sem emprego as pessoas que eram habilidosas com as máquinas de escrever, os datilógrafos. O surgimento de novos empregos está entre as causas da informalidade.

Ou seja: trabalhador informal é aquele que exerce sua atividade sem carteira assinada ou, no caso de autônomos, sem um CNPJ (o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Geralmente, é um tipo de educação que transcorre em espaços de atividades culturais, com a família, amigos ou grupos de interesse comum. Uma característica marcante dessa educação é a aparente naturalidade do processo, ocultando valores, signos e até preconceitos.

Comunicação Informal
Nesse tipo de comunicação, não é preciso usar o linguajar formal, aqui pode-se utilizar gírias e ser descontraído o quanto quiser! Esse tipo de comunicação é a mesma que usamos conversando com amigos e familiares no nosso cotidiano.