Quais são as características da ginástica geral?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso, contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social. Nos movimentos executados nas atividades práticas, são desenvolvidas as seguintes capacidades físicas: força muscular, equilíbrio e velocidade.

A ginástica é um esporte dotado de arte e movimento. Requer uma combinação de força, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, resistência e coordenação corporal na sala onde é praticado.

Ela pode ser competitiva, caracterizada como esporte, e não competitiva, como exercício físico em prol da saúde e bem-estar.

Dentre os fundamentos básicos para a sua prática, contamos com vários movimentos gerais que envolvem posições de equilíbrio, saltos, giros, a parada de mão, a estrela, a ponte, o rodante e os rolamentos.

A proposta da ginástica natural é deixar você em forma com movimentos naturais, utilizando somente o peso do próprio corpo. Isso minimiza o risco de lesões e trabalha o corpo como um todo, além de não exigir coordenação para fazer os movimentos ensaiados da ginástica tradicional.

A ginástica aeróbica é um tipo de ginástica originária da dança aeróbica, aonde o exercício físico se baseia na execução de movimentos aeróbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, somados à estrutura e estilo das músicas utilizadas nas aulas.

A Ginástica Demonstrativa tem como objetivo a interação social e reúne elementos de todas as modalidades da ginástica.

Quais os tipos de ginástica? Veja as características de cada um

  • Ginástica rítmica. Praticada, principalmente, na modalidade competitiva, a ginástica rítmica é um esporte que reúne elementos característicos do balé e da dança. ...
  • Ginástica artística. ...
  • Ginástica laboral. ...
  • Hidroginástica.

A prática está dividida nas seguintes modalidades: ginástica acrobática, ginástica aeróbica, ginástica artística, ginástica geral, ginástica rítmica e ginástica de trampolim.

Complementam esta proposta, três princípios que norteiam a prática da ginástica: Fun, Fitnes e Fundamentals. Independente do nível, a prática gímnica deve envolver diversão, condicionamento físico e os fundamentos básicos.

Melhora a força e o tônus muscular. Aumenta a flexibilidade. Fortalece ossos e articulações. Melhora o sistema cardiorrespiratório.

Segundo Ayoub (2003) a origem da Ginástica para Todos - denominada anteriormente como Ginástica Geral (GG) - está relacionada com a trajetória da Federação Internacional de Ginástica (FIG), a qual “é a mais antiga dentre todas as associações esportivas internacionais e foi desenvolvida em uma base democrática “.

GRUPADA : quando as pernas estão flexionadas com os joelhos próximos ao tórax. CARPADA :quando as pernas estão estendidas e unidas com o tronco fletido sobre elas ou vice-versa. AFASTADA: quando as pernas estão estendidas afastadas com o tronco flexionado entre elas ou com o tronco ereto e braços elevados.

Ginástica Geral é uma forma de trabalhar os fundamentos da ginástica, reunindo os principais movimentos das modalidades Ginástica Artística, Ginástica Acrobática, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica, com outras manifestações artísticas e culturais, como a Dança, os jogos e as brincadeiras infantis, o Folclore, as ...

Ginástica Para Todos (GPT) - é uma atividade baseada nas diferentes ginásticas (artística. rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim) e outras manifestações artísticas (dança, teatro, jogos...) que possibilitam a participação de muitas pessoas ao mesmo tempo, independentemente da idade e condição física.