Quais são as características comuns dos métodos ágeis?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

As principais características da metodologia ágil são: mais adaptável às mudanças e inovações, escopo de projeto mais flexível, entregas rápidas de alta qualidade e com mais valor agregado, interação entre equipe e cliente com feedback constante e melhoria contínua.

São estratégias e técnicas direcionadas para a colaboração de todos os membros dentro de pequenos ciclos do trabalho, utilizando o desenvolvimento incremental. Ao lançar mão dos processos ágeis, é possível otimizar a eficiência durante a execução, pois uma grande tarefa se divide em etapas menores.

Uma empresa pode ser ágil em três dimensões: operacional, modelo operacional e estratégico. Todos são coisas boas, mas os maiores ganhos virão da agilidade estratégica, o que significa criar inovação que cria mercado.

Além da melhor geração de valor, os métodos ágeis trazem outras vantagens, tais como a flexibilidade, a agilidade e o foco no desenvolvimento do software propriamente dito. Confira a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens possibilitadas pelas metodologias ágeis e como elas podem auxiliar a sua empresa.

Algumas metodologias ágeis são: Scrum; Feature Driven-Development (FDD) e Scaled Agile Framework (SAFe). Todo projeto precisa ter um início e um fim bem definidos, mas sua execução pode se estender por períodos de mais de anos – durante os quais muita coisa pode acontecer.

Elas permitem que os projetos de uma organização sejam sempre desempenhados de forma dinâmica, permitindo mais adaptação aos contextos externos e, consequentemente, capacidade para inovar.

O que são empresas ágeis?

  • indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas;
  • funcionamento do software acima de documentação abrangente;
  • colaboração com o cliente acima da negociação e do contrato;
  • capacidade de resposta a mudanças acima de um plano pré-estabelecido.

O método tradicional documenta o planejamento e define toda a ordem do desenvolvimento, já o método ágil segue a ideia de que: “software em funcionamento mais que documentação abrangente”, adaptando-se ao projeto com o objetivo de que tudo seja cumprido de forma mais prática.

A metodologia ágil é um modelo e uma filosofia que propõe alternativas à gestão de projetos tradicional e tem a função de aprimorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. Com isso, o objetivo é fazer entregas com agilidade (mais rápidas e frequentes), conforme surgem as necessidades do cliente.

Como aplicar a metodologia ágil?

  1. O cliente (interno ou externo) deve estar sempre no centro da estratégia a ser definida.
  2. Tenha ideias ousadas.
  3. Seja simples.
  4. Estabeleça regras claras.
  5. Agilidade combina com eficiência.
  6. Multidisciplinaridade.
  7. Inspiração é uma coisa Copiar é outra.

Como aplicar a Metodologia Ágil em sua rotina

  1. Dê pequenos passos. As coisas estão esmagadoras hoje. ...
  2. Trabalhe em equipe. O melhor estilo de trabalho baseado no ágil valoriza as pessoas sobre o processo e prioriza a equipe. ...
  3. Coloque em prática o hábito de testar. ...
  4. Ajude os outros. ...
  5. Foque na melhoria contínua.

As 10 principais características do desenvolvimento ágil

  • Ter o envolvimento real do usuário final. Características do Desenvolvimento Ágil – Envolvimento do Cliente. ...
  • Time de Desenvolvimento deve ser Empoderado. ...
  • Entregue pouco, mas entregue sempre. ...
  • Uma peça de cada vez. ...
  • Seja SIMPLES. ...
  • Tenha Qualidade no que faz.

A equipe de desenvolvimento ágil precisa entender o conceito de pronto dentro do projeto. É importante essa interpretação, pois vai definir o incremento de produto potencializado e adequado ao ambiente, tendo a consciência de que cada etapa deve seguir os métodos ágeis.

A criação de metas e objetivos claros, dos quais todos no seu time estejam envolvidos, é o que impulsiona o mindset ágil porque, através de um plano bem elaborado, o aprendizado acontece de forma natural, é possível evoluir a partir dos erros e ter a organização como um lema.

A capacidade de um time em responder a mudanças, entregando valor contínua e ininterruptamente é o real sentido de ser ágil, embora muitas empresas acreditem erroneamente que agilidade é apenas outro nome para velocidade.

A metodologia ágil é um conjunto de princípios, valores e práticas que visam fornecer soluções flexíveis e adaptáveis para o desenvolvimento de projetos e processos. Em outras palavras, é uma abordagem colaborativa e iterativa que valoriza a entrega contínua de valor ao cliente e a adaptação às mudanças.

Método Tradicional
Entre as metodologias de ensino vigentes nas escolas, a tradicional é a mais comum de se encontrar.

Ele enfatiza o trabalho conjunto com a estratégia da empresa (para qual será desenvolvido o projeto). Sua metodologia se divide em três grandes fases: pré- desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento.

Exemplos de métodos de pesquisa incluem: observações, procedimentos teóricos, estudos experimentais, pesquisa contextual, entrevista, estudo de usabilidade, etc. Uma metodologia é a estratégia abrangente e a lógica de seu projeto de pesquisa, a abordagem através da qual sua análise ocorre.