Quais são as cantigas do Centro-oeste?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

o sapo cururu;

  • marinheiro só ;
  • marcha soldado ;
  • fui a tororó ;
  • a rosa amarela;
  • o cravo brigou com a rosa;
  • meu galinho;
  • o pobre cego;
  • peixinho do mar;

A região Centro-Oeste é a segunda maior do país em extensão territorial, e a menos populosa. Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes.

As lendas mais comuns na região Centro-Oeste do Brasil são: Ramãozinho, Saci-pererê, Lobisomem e Pé-de-garra. Com relação às festas tradicionais, podemos destacar: cavalhada, festas juninas e touradas. As dança folclóricas são: congada, folia de reis, tapiocas, cururu e tambor.

Siriri

Siriri. O siriri é uma dança folclórica dos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Em geral, a manifestação integra festas tradicionais e festejos religiosos da região Centro-Oeste.

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Região Norte: Podemos usar a quadrinha "Vitória Régia". Essa quadrinha conta uma lenda sobre a vitória-régia uma planta típica da região norte.

ficaram mais uma cantiga uma melodia atirei o pau no. gato. indiozinho lá no mato não tem roupa nem sapato tô o satã ganga aqui flecha acha gostar muito de caçari de pescar.

CIRANDA, CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAR A MEIA VOLTA VOLTA E MEIA VAMOS DAR. O ANEL QUE TU ME DESTES, ERA VIDRO E SE QUEBROU, O AMOR QUE TU ME TINHAS ERA POUCO E SE ACABOU.

Em se tratando da região centro oeste por exemplo podemos citar a literatura modernista disseminada por Miguel Jorge. Já diante da região norte, por exemplo, podemos apresentar as literaturas relacionadas Às lendas que a região cultiva, bem como aos costumes dos povos locais.

A cultura da região Centro-Oeste é riquíssima e bastante diversificada, graças à influência de indígenas, bolivianos e paraguaios. Formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, a área também recebe inspirações de todas as partes do Brasil.

centro-oestino - Wikcionário.

As variações linguísticas e o sotaque da região Centro-Oeste são bastante marcados pelo contato do português colonizado com as línguas indígenas da região. Por exemplo, no estado do Mato Grosso, os falantes não falam chuva com o som de chu, mas sim tchuva, mesma coisa com a palavra peixe, a pronúncia é petche.

Catira (GO) – semelhante à existente no sudeste, esta dança é executada por homens que sapateiam, rodopiam e palmeam um ritmo sincopado, intercalando com moda de viola, executada por dois violeiros.

Arte em madeira, prata e pedras semipreciosas, tapeçaria, olaria, trançado de fibras naturais e bordados compõem o artesanato do Centro-Oeste brasileiro. Na região Centro-Oeste do Brasil, o artesanato é influenciado diretamente pela cultura indígena e pelos colonos que ocuparam a área.

A cirandinha (ou sarandi) é sem dúvida uma das mais populares danças típicas da região centro-oeste. Na cirandinha, os dançarinos se posicionam em uma formação circular, iniciando assim uma dança de roda. Todos dançam de mãos dadas, fazendo com que a roda gire em torno do próprio eixo.

cururu

O cururu é uma dança folclórica típica da região Centro-Oeste do país, principalmente Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Muitas trazem aspectos religiosos, como o siriri, conduzido por instrumentos como viola de cocho, ganzá e mocho. A dança faz brincadeiras que remetem aos povos indígenas, animando homens, mulheres e crianças. O cururu é mais dançado pelos homens, sendo um desafio com os repentistas.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.