Quais são as camadas organizacionais?

Perguntado por: rfurtado4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos. Maior autonomia para cada unidade.

Para entender, 'O que são estruturas corporativas? ' são simplesmente os diferentes departamentos, como TI, RH, finanças e marketing, em uma organização. Além disso, cada uma dessas equipes trabalha para objetivos compartilhados de acordo com os valores compartilhados da empresa.

De acordo com o comportamento organizacional, esses elementos são: departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização ou descentralização, especialização do trabalho e grau de formalização (Bobbins, Judge, & Campbell, 2012).

Os tipos de estrutura organizacional existentes estão inseridos em dois modelos diferentes: formal e informal.

Existem 3 tipos de organização empresarial: linear, funcional e linha-staff.

Quais são os tipos de organização empresarial?

  • Organização Funcional. Como o próprio nome sugere, este tipo de organização é determinada pela função de cada departamento da empresa. ...
  • Organização Linear. Este tipo de organização é a mais conhecida e mais tradicional. ...
  • Linha-Staff.

Estrutura organizacional simples
A autoridade é centralizada e possui amplo controle dos processos. Por sua vez, a divisão de funções é bastante flexível e horizontal. Normalmente, se encontra nos micro negócios, pouco preparados para dar um salto organizacional.

Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

Planejamento, organização, direção e controle são os nomes dos quatro cavaleiros das funções administrativas. Se o empreendedor quer tomar as rédeas da sua empresa, precisa domar essas habilidades e ser estratégico nas suas decisões.

No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional. O primeiro (estratégico) refere-se àquele conduzido pela cúpula da empresa, ou seja, por seus diretores. Em outras palavras, pelo nível mais elevado dentro da hierarquia da organização.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional4.

Diferença entre organograma e estrutura organizacional
Embora os dois estejam relacionados, não se trata da mesma coisa. Como dito anteriormente, a estrutura organizacional é uma ferramenta de organização e hierarquia dentro de uma empresa. Já o organograma é a representação visual dessa estrutura organizacional.

Robbins (2005) relata em seus estudos que os executivos devem analisar seis elementos básicos quando se projeta a definição de uma estrutura organizacional, eles são: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e a formalização.