Quais são as cadeias de montanhas da Europa?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

As cinco principais cadeias montanhosas são os Alpes, os Apeninos, os Pirenéus, os Montes Escandinavos e os Cárpatos. Com o pico a 4 810 metros, o Monte Branco nos Alpes franceses é o ponto mais alto da UE.

Entre as principais cordilheiras do mundo, destacam-se: Cordilheira do Atlas, Drakensberg, Hoggar (África), Cordilheira dos Andes, Apalaches, Montanhas Rochosas, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar (América), Altai, Alpes japoneses, Montanhas de Akaishi, Montanhas de Hida (Ásia), entre outras.

Os Andes, os Alpes e os Himalaias estão dentre as maiores cadeias de montanhas do mundo, e são algumas das mais famosas.

Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é uma grande cadeia montanhosa, que está localizada na América do Sul. É considerada a maior do mundo em comprimento com aproximadamente 8 mil km de extensão e uma largura que varia de 200 a 700 km.

Existem vários exemplos disso no mundo, como a Cordilheira dos Andes na América do Sul, os Alpes na Europa, as Montanhas Rochosas na América do Norte e a Cordilheira do Himalia na Ásia. Nessa última encontra-se o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros acima do nível do mar.

Montes Urais. Extensa cordilheira montanhosa localizada na Rússia, com cerca de 2.500 quilômetros de extensão, formam a fronteira tradicional entre a Europa e Ásia. Estendem-se do mar de Kara, no norte, até o rio Ural, no sul.

O Depen, órgão do Ministério da Justiça, informou que o total de presos no país é de 811 mil pessoas. Das 1.381 unidades prisionais, 997 têm mais de 100% da capacidade ocupada e outras 276 estão com ocupação superior a 200%. Sobram vagas em apenas 363 prisões.

Falando em relevo, a estrutura física da América apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma localizada ao Norte, chamada de Montanhas Rochosas, e outra localizada ao Sul, chamada de Cordilheira dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas pelo contato entre placas tectônicas.

A cordilheira do Cáucaso é o lar das montanhas mais altas da Europa. A cordilheira do Cáucaso encontra-se no limite entre a Europa e a Ásia, apesar da controvérsia à volta do limite das fronteiras do continente europeu, todos os picos situados nesta zona, consideram-se tanto asiáticos como europeus.

A Suíça tem 48 picos, a França tem 24 montanhas e Itália contempla 21 das montanhas mais altas da Europa no Top-100.

A serra do Espinhaço pode ser considerada a única cordilheira do Brasil, pois é singular em sua forma e formação. Há mais de um bilhão de anos em constante movimento, é uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales.

A Cordilheira dos Andes é a principal formação montanhosa do mundo. Ela está situada ao longo da porção oeste da América do Sul.

Comumente as montanhas são formadas pela ação das placas tectônicas, que se chocam e geram na superfície dobras ou soerguimentos.

1. 2. Sistema extenso de montanhas composto, muitas vezes, por duas ou mais cadeias paralelas.

Já a região de formação mais recente corresponde ao sul do continente, onde os principais sistemas montanhosos europeus se originaram há 40 milhões de anos, em decorrência dos choques entre as placas tectônicas Africana e Eurasiana.

A Europa possui algumas das montanhas mais icônicas e deslumbrantes do mundo. Algumas das principais para visitar incluem: o Monte Blanc, localizado na fronteira entre França e Itália, é a montanha mais alta da Europa e oferece vistas incríveis e desafiantes escaladas.

Formas de relevo

  • Montanhas. As montanhas são um tipo de relevo caracterizado pelas suas acentuadas elevações, ou seja, é a parte da superfície que apresenta as maiores altitudes e as mais intensas declividades. ...
  • Planaltos. ...
  • Planícies. ...
  • Depressões.

Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é classificada como a maior cordilheira do mundo, no quesito comprimento. Ela possui 8.000 km de extensão e varia em cerca de 200 a 700 km de largura, com uma média de 4.000 metros de altitude.

Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é a mais longa em extensão do mundo, além de abrigar o ponto culminante das Américas. Cordilheira dos Andes é como é conhecida a cadeia montanhosa localizada na costa oeste da América do Sul.

Os principais tipos de montanhas são:

  • Vulcânicas: formadas a partir de erupções vulcânicas;
  • Falhadas: formadas a partir de falhas geológicas;
  • Dobradas: formadas a partir do movimento das placas tectônicas.

Os Montes Urais são um conjunto montanhoso muito antigo e constituem o limite geográfico que separa o continente europeu do continente asiático. O ponto mais alto dos Montes Urais é o Monte Narodnaia, que alcança os 1.894 metros de altitude, e que se localiza no extremo norte da cordilheira.