Quais são as brincadeiras de origem europeia?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Somando mais uma entre as brincadeiras de origem europeia, o cara ou coroa foi criado na Roma Antiga e era conhecido, em Latim, como "navia aut caput", que significa "cara ou navio".

Os portugueses eram grandes navegadores, navegavam pelo mundo inteiro, por isso a colonização portuguesa trouxe para o Brasil várias brincadeiras e jogos da Europa, da Ásia, da África e da América como: o jogo dos saquinhos, amarelinha, bolinha de gude, jogo de botão, pião, pipa e outros.

A colonização portuguesa contribui com jogos tradicionais populares no mundo inteiro como o jogo dos saquinhos, amarelinha, bolinha de gude, jogo de botão, pião e outros. Tais brincadeiras permanecem até os dias atuais em nossa cultura.

Queimada ou jogo do mata é um jogo desportivo que provavelmente surgiu na Colômbia, também podendo ter suas origens nos Estados Unidos.

Embora a origem da expressão se relacione à perseguição dos gatos aos ratos, não foram os bichos que tornaram famosa a frase. No começo do século 20, a vida política da Inglaterra estava restrita aos homens. E muitas mulheres começaram a lutar, algumas vezes de forma violenta, para garantir o direito ao voto.

  • Jogo da Carreta. MATERIAL: cana, rodas de triciclo, madeira ou cortiça. ...
  • Jogo do Rapa. ...
  • Jogo do Arco. ...
  • JOGO DA MALHA. ...
  • Jogo da Cabra cega. ...
  • Jogo das Andas. ...
  • Jogo do Aro.

Antes de começar cada brincadeira diga de qual país ela se origina, localize o país no mapa da África junto com as crianças.

  • Terra – Mar. Adaptação de uma brincadeira popular de Moçambique. ...
  • O silêncio é de ouro. Adaptação de um jogo do Egito. ...
  • Fogo na montanha. ...
  • Meu querido bebê ...
  • Banyoka.

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

Como Portugal era um país extremamente católico, trouxe ao Brasil suas procissões e festas. Os portugueses também trouxeram as festas juninas e o carnaval, além de folguedos influenciados por eles como o bumba-meu-boi, a farra do boi, as cavalhadas e o fandango.

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

Além de trazer a língua portuguesa, outras heranças foram deixadas pelos portugueses no Brasil. O catolicismo, crença da maioria das pessoas no Brasil, teve influência destes portugueses que vieram para cá. Duas famosas festas celebradas em nosso país também foram introduzidas por eles – o carnaval e a festa junina.

7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura...

  1. Balanço de embira. O balanço é um brinquedo comum nos parquinhos da escola, mas por que não inovar e levar a brincadeira para outros espaços? ...
  2. Bicudas. ...
  3. Ciranda. ...
  4. Peteca de palha de bananeira. ...
  5. Pião de babaçú, tucumã ou cabaça. ...
  6. Amarelinha de dias da semana. ...
  7. Bila.

A amarelinha foi trazida ao Brasil pelos portugueses e rapidamente se tornou popular pelo fato de poder ser jogada em praticamente qualquer lugar com um pouco de espaço livre. E uma curiosidade: em algumas regiões do Brasil, a brincadeira recebe o nome de academia, maré, sapata ou avião.

5 brincadeiras famosas entre as crianças nos Estados Unidos

  • Simon Says. ...
  • Blind Man's Buff/Bluff. ...
  • Broken Telephone. ...
  • Hangman. ...
  • Cops and Robbers.

rayuela {f.}

Futebol

O futebol é considerado o esporte mais popular na Espanha. É o que tem mais jogadores federados (692.094 em 2016) e o segundo mais praticado a nível popular e recreativo (em 2005 o praticavam 31,7% dos espanhóis), segundo um estudo do Conselho Superior de Esportes do Ministério da Educação e Ciência.

• Arranca mandioca
É uma brincadeira que, ainda hoje, os Guarani do Espirito Santo e de São Paulo praticam. Os participantes sentam-se no chão, um atrás do outro. O primeiro da fila será o “dono da roça” e deve agarrar-se a uma árvore ou poste.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

As crianças se dividem em dono da plantação, cachorro, ladrão e melancias. Aqueles que fazem as vezes de melancia ficam de cócoras. O ladrão quer roubar as melancias da plantação. Ele pega as melancias (crianças) e sai correndo para guardá-las longe dali, mas o dono e o cachorro têm que tentar impedir o roubo.

O universo dos jogos tem inúmeros gêneros diferentes, como acontece com filmes e livros, cada um definido por suas mecânicas e funcionamentos distintos. MOBA, RPG, MMORPG e FPS são os tipos mais populares atualmente, representados por nomes de peso, como Valorant e Diablo, por exemplo.

7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura brasileira

  1. Balanço de embira. O balanço é um brinquedo comum nos parquinhos da escola, mas por que não inovar e levar a brincadeira para outros espaços? ...
  2. Bicudas. ...
  3. Ciranda. ...
  4. Peteca de palha de bananeira. ...
  5. Pião de babaçú, tucumã ou cabaça. ...
  6. Amarelinha de dias da semana. ...
  7. Bila.