Quais são as brincadeiras de Minas Gerais?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Parara parati - Origem: Estrela do Sul (MG) Mini, mini, mini - Origem: Divinópolis (MG) Acorda, leão - Origem: Belo Horizonte (MG) Menino pega menina - Origem: Aracruz (ES)

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, cabo-de-guerra, esconde- esconde, rouba bandeira, tá pronto seu lobo?, cabra cega, bola de gude, sobra um, entre outros.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.

Confira essas brincadeiras para qualquer hora!

  • Pique-esconde. Uma brincadeira para todas as idades, no “Pique-esconde”, a ideia é encontrar as pessoas escondidas. ...
  • Contar história. Imaginação é o único recurso essencial para fazer essa brincadeira acontecer. ...
  • Mímica. ...
  • Apostar corrida. ...
  • Desenho no vapor do box. ...
  • Jokempô

3- Amarelinha em Caracol
Como brincar A diversão já começa na hora de desenhar no chão a amarelinha em forma de caracol. Em seguida, as crianças se posicionam em fila. A primeira joga uma pedrinha no espaço marcado com o número um.

Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Dom Frederico, Laranjas Maduras, Barra-Manteiga, Briga de Galo e Amarelinha em Caracol, praticadas pelas crianças da região Sudeste do Brasil.

É uma brincadeira de grupo. Antes de começar os participantes devem recitar o seguinte poema: "vaca amarela pulou a janela, quem falar primeiro tem que dar um beijo nela". A partir desse momento todos devem ficar em silêncio, sem emitir nenhum tipo de som.

Brincadeiras do tempo de pais e avós para serem compartilhadas com as crianças

  • Cantigas de roda. ...
  • Pião. ...
  • Pular corda. ...
  • Bolinha de gude. ...
  • Rodar pneu de bicicleta ou bambolê com um pauzinho. ...
  • Amarelinha. ...
  • Passa anel.

Brincar de Bolinhas de Gude, amarelinha, pega-pega, soltar pipa, pular corda etc, eram brincadeiras de antigamente e ofereciam à criança, se movimentar constantemente, gastando energia e dando liberdade para criar e proporcionar alegria e prazer.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

7 tipos de esporte (com exemplos)

  1. Esportes de Marca. Os esportes de marca são definidos a partir da marca atingida por cada atleta. ...
  2. Esportes de precisão. ...
  3. Esportes de invasão. ...
  4. Esporte de rede e parede. ...
  5. Esportes de combate. ...
  6. Esportes técnico-combinatório. ...
  7. Esportes de campo e taco.

As brincadeiras de hoje em dia são um resgate daquelas que fizeram parte da nossa infância, com alguns avanços em relação a equipamentos e estrutura, mas que no fundo têm o mesmo objetivo: garantir a diversão da criançada e contribuir para o desenvolvimento.

Amarelinha, brincadeiras de roda, pega-pega, esconde-esconde, pião, cinco marias, bolinha de gude e elástico são alguns dos exemplos.

Jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que cumprem a importante função de desenvolver diversas habilidades: motoras, sociais, emocionais, etc. O ato de jogar ou de brincar faz com que as pessoas que participam exercitem sua criatividade e a imaginação para a resolução das tarefas propostas.

Chamamos de “tradicionais” aos jogos que antecedem a Modernidade. Quando falamos aqui em Moderno estamos falando do período histórico e aí e importante lembrar que não passamos de uma era a outra em função apenas desse ou daquele fato histórico, como se fosse uma demarcação em um calendário.

Em roda, o Narrador distribui os personagens aos participantes com a cidade dormindo, o Narrador pede para o Assassino acordar e apontar para sua vítima que será morta, depois pede para o Anjo acordar e salvar alguém. Por último, o Narrador pede para o Detetive investigar alguém.

Jeito de brincar
Duas meninas têm que juntar as duas mãos para ficarem bem coladinhas, dedo com dedo. Depois, outra pessoa vai fazendo perguntas apontando para os dedos e abaixando-os depois de cada resposta. Por exemplo: Primeira pergunta (mindinho): "Qual é o número de que você não gosta?

Uma criança é escolhida para ser o urso (o pegador) e ficar deitada no meio da rua ou da quadra. Os outros participantes devem chegar bem perto do urso, quietinhos, contar até três e gritar: "Acorda, senhor urso!". Em seguida, todos saem correndo.

MÃE-DA-RUA
PARTICIPANTES No mínimo três. COMO BRINCAR São traçadas no chão duas linhas paralelas e distantes uma da outra cerca de 4 metros (ou 4 passos). O grupo se divide em dois lados, deixando na área central apenas uma criança, a "mãe da rua". As demais devem atravessar a "rua" pulando em uma perna.

O objetivo da brincadeira cabra-cega é pegar um dos participantes enquanto se está vendado. Daí vem o nome “cabra-cega”. O jogador pego se torna o próximo a ser vendado e assim por diante. Antes de sair na “caçada”, o pegador deve girar várias vezes.