Quais são as brincadeiras da região sul?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Brincavam de amarelinha, ciranda, pular corda, balança, gangorra, escorregador, peteca, pião, esconde esconde, pega-pega, jogar bola, bolinha de gude, soltar pipa, entre outras tantas.

Amarelinha é uma brincadeira que tem nomes diferentes conforme a região do país: no Sul, é chamada de sapata; no Nordeste, é conhecida como academia ou cademia; no Norte, é chamada de macaca; no Sudeste, pode ser também usado o nome de maré.

Quando se fala em brincadeiras regionais pensamos logo naquela que é comum em nossa região com determinadas regras e jeitos, mas mesmo tendo o mesmo nome algumas são totalmente diferentes, ao lado do nome da brincadeira, tem o local de onde ela surgiu, como ela se desenvolveu e quais interferências teve sobre suas ...

Jeito de brincar
As crianças formam uma roda e cantam a música abaixo, substituindo "Pedrinho" e "Maria" pelo nome de alguém que está na roda. A pessoa cujo nome foi dito tem que se virar de costas, mas continua na roda. A brincadeira termina quando todos estiverem rodando com as costas viradas para dentro da roda.

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, cabo-de-guerra, esconde- esconde, rouba bandeira, tá pronto seu lobo?, cabra cega, bola de gude, sobra um, entre outros.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.

Brincadeiras do tempo de pais e avós para serem compartilhadas com as crianças

  • Cantigas de roda. ...
  • Pião. ...
  • Pular corda. ...
  • Bolinha de gude. ...
  • Rodar pneu de bicicleta ou bambolê com um pauzinho. ...
  • Amarelinha. ...
  • Passa anel.

Brincadeiras tradicionais como: amarelinha, pega-pega, queimada, bandeirinha, entre outras, estão perdendo seu espaço em meio aos avanços da sociedade moderna, o que compromete a difusão da cultura popular entre as crianças através desses jogos.

região norte

Essa é famosa quase no Brasil todo! Na região norte, é chamada de Macaca, mas também é conhecida como amarelinha, maré, sapata ou avião. Para brincar, as crianças desenham a macaca (ou amarelinha) no chão, começando pela “terra” e com quadrados numerados de 1 a 10 até chegar no “céu”.

Esse jogo infantil é bem antigo e, por isso, acredita-se que foi inventado por romanos, já que existem gravuras que mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore em vias da Roma Antiga. No entanto, as primeiras referências que têm registro confirmado do passatempo são do século 17.

Você gosta de brincar de amarelinha? Esta brincadeira foi criada na Roma antiga, foi redescoberta na França e chegou ao Brasil através dos portugueses. Ela é conhecida em todas as regiões brasileiras e seu nome pode mudar de uma região para outra.

O Trem Maluco é uma das brincadeiras que as crianças em Pernambuco adoram. Em dupla, embaladas pelo ritmo da parlenda, as crianças devem fazer movimentos sincronizados com as mãos. A cada verso as mãos se alternam: uma mão vai para baixo, enquanto a outra vai para cima.

7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura...

  1. Balanço de embira. O balanço é um brinquedo comum nos parquinhos da escola, mas por que não inovar e levar a brincadeira para outros espaços? ...
  2. Bicudas. ...
  3. Ciranda. ...
  4. Peteca de palha de bananeira. ...
  5. Pião de babaçú, tucumã ou cabaça. ...
  6. Amarelinha de dias da semana. ...
  7. Bila.

Jeito de brincar
Duas pessoas batem a corda e a terceira fica no meio, pulando e cantando os versos abaixo. Quem segura a corda vai aumentando e diminuindo a velocidade. Ganha quem demorar mais para errar (ou tropeçar).

As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado. As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato. A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato.

Jeito de brincar
Os participantes batem na mão do pegador, que conta até dez e corre atrás das crianças. Quando o pegador está prestes a pegar uma criança, ela tem que gritar o nome de uma fruta e se agachar. Se repetir o nome da fruta dita por ela ou por outra, a criança vira o pegador, e a brincadeira recomeça.

O jogo em si conta com figuras como; Narrador, Assassino, Detetive, Anjo e os Cidadãos da cidade. Em roda, o Narrador distribui os personagens aos participantes com a cidade dormindo, o Narrador pede para o Assassino acordar e apontar para sua vítima que será morta, depois pede para o Anjo acordar e salvar alguém.