Quais são as brincadeiras da Angola?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os elementos relacionados aos jogos e brincadeiras angolanas destacados que tiveram maior número de frequência foram: “o jogo da macaca”, “brincadeira de garrafinha” e “jogo de Pedrinha”. Neste artigo serão evidenciados dois jogos apontados e duas vertentes: o resgate de valores culturais e o processo de contagem.

Jeito de brincar
Uma garrafa PET é colocada no meio da roda. Um dos participantes tem que chutar a garrafa para longe. Outra pessoa corre até a garrafa e a traz, de costas, para o lugar de onde ela foi lançada.

MOBA, RPG, MMORPG, FPS e mais: entenda significado dos gêneros de games

  • Ação.
  • Ação e Aventura.
  • RPG (Role-Playing Games)
  • Simulação.
  • Puzzle e Party Games.
  • Esportes.
  • Estratégia.

Originalmente, desenvolvido com um saco de feijão amarrado na ponta de uma corda, uma criança é escolhida para ficar no centro girando a corda enquanto as outras, arrumadas em círculo, devem pular a corda para não serem atingidas por ela.

Como jogar ampe? palmas, pulam e depois saltam e colocam um pé à frente . Se os dois colocarem o mesmo pé para frente, o líder está fora e o jogador vira o líder.

O objetivo é pegar o bastão mais próximo à sua direita antes de cair. Estes devem manter suas varas na vertical e a frente, com uma ponta tocando o chão. O dirigente grita a palavra "trocar". Todo mundo deixa sua vara equilibrada e corre para a próxima à sua direita e tenta pegá-la antes que ela caia no chão.

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.

Uma longa reta é riscada no chão. Um lado é a “Terra” e o outro “Mar”. No início todas as crianças podem ficar no lado da terra. Ao ouvirem: mar!

O que é Matakuza
O Matacuzana, jogado com pedrinhas, é um jogo é muito popular em Moçambique. Essa brincadeira foi trazida para o Brasil pelos escravos e deu origem a outros jogos com pedras como “Três Marias” e “Chocos”. As regras do Matakuza ou Matacuzana são bem parecidas.

O jogo consiste no seguinte: todos os jogadores de cada equipe tem que mexer o. corpo pra trás e pra frente, como se fossem uma cobra. rastejando pelo chão.

No jogo, cada espécie estará representada com uma cor específica (quatro cartas da mesma cor). O objetivo do jogo é reunir as quatro cartas da mesma espécie e abaixar as cartas na mesa antes que os outros jogadores. O jogador que abaixar as cartas por último perde e deverá beber o copo d'água da partida.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, cabo-de-guerra, esconde- esconde, rouba bandeira, tá pronto seu lobo?, cabra cega, bola de gude, sobra um, entre outros.

Amarelinha, bola de gude, soltar pipa, brincar de pique-esconde, passa anel, pular elástico e jogar queimada

As crianças ficam em fila e vão pulando sobre as costas do companheiro parado (que é a carniça), que deverá estar curvado, apoiando as mãos nos joelhos. Após pular o último, o jogador corre e pára na frente, esperando que as outras crianças pulem sobre ele.

Saltando feijão é uma adaptação de um jogo da Nigéria. É originalmente, desenvolvido com um saco de feijão amarrado na ponta de uma corda. Uma criança é escolhida para ficar no centro girando a corda. As outras, arrumadas em círculo, devem pular a corda para não serem atingidas por ela.

Jeito de brincar
Tradicional - Uma corda é dividida igualmente ao meio e um lenço amarrado marca o meio da corda. De cada lado dela fica uma equipe. Quando a brincadeira começa, cada equipe começa a puxar a corda para seu lado. Ganha a equipe que puxar a maior parte da corda para seu lado ao fim de um minuto.

Para realizar essa brincadeira, o adulto deve traçar no chão duas linhas, representando a largura da fogueira. Se desejar, pode cortar papéis coloridos e colocar no meio das linhas, imitando uma fogueira. Inicialmente o espaço entre as linhas deve ser próximo e aos poucos vai aumentando o desafio.

O primeiro jogador deve dar dois pulinhos dentro da primeira casa e um para fora dela, dizendo: "Fruta, fruta, fora". Depois começa novamente e segue pulando para as outras casas, sem passar pela meia-lua, dizendo duas vezes um nome de fruta diferente em cada casa.

Lençolbol
No Lençolbol, os integrantes da equipe seguram as extremidades de um lençol e controlam uma bola em cima desse lençol. A equipe deve executar uma tarefa: encestar a bola ou realizar um determinado percurso.