Quais são as brasilidades?

Perguntado por: rmendes8 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

O conceito de brasilidade na decoração é amplo e vai desde as matérias primas e as texturas, que podem remeter à areia, terra, barro, argila, cerâmica e a outros aspectos associados à arte e ao artesanato brasileiro, até a maneira de enxergar a dinâmica do lar.

A brasilidade, mais que um aspecto comercial, configura-se como algo vivencial. São elementos que evi- denciam o jeito de ser do brasileiro e fazem com que o estrangeiro que passa por aqui, leve consigo um pouco disso.

A brasilidade expande seus horizontes e abraça novas perspectivas no mundo contemporâneo. Conceito desenvolvido no século XVIII e disseminado nos séculos XIX e XX. Tem como propósito criar um sentido de coesão entre os cidadãos, gerando um sentido de pertencimento.

Nossa brasilidade é formada ainda por elementos não só daqui, mas também por aqueles que vieram com os nativos estrangeiros e revelam bastante sobre a história do nosso País. Podemos dizer que temos vários países dentro de um só país, várias culturas que se misturam e formam uma brasilidade rica e diversa.

Arte brasileira: confira as principais características e os...

  • Arte indígena brasileira.
  • Arte rupestre brasileira.
  • Modernismo no Brasil.
  • Expressionismo.
  • Barroco brasileiro.
  • Arte contemporânea brasileira.

A cultura brasileira é rica e diversa, o que se explica pela formação geográfica e histórica do país. Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção. A cultura brasileira, assim como a formação étnica do povo brasileiro, é vasta e diversa.

O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.

Estudiosos da cultura nacional chamam a atenção para um fenômeno característico da formação do povo brasileiro: a miscigenação. Historicamente, somos fruto da mistura das culturas negra, indígena e europeia, e essa mistura seria, em grande medida, definidora da nossa identidade.

No Brasil, esse documento é a carteira de identidade ou Registro Geral (RG), um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas. Na carteira são registrados os dados pessoais, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital, foto e assinatura, que vão reconhecer o cidadão.

Ser brasileiro é compreender a nossa origem, uma origem cultural carregada de aspectos e costumes regionais, mas que nos une quando nos vestimos de verde e amarelo. Ser brasileiro é valorizar o que cada um tem a oferecer, com histórias, danças, poesias, jeitos e trejeitos e se encantar.

Brasil, 520 anos: como pesquisadores explicam o descobrimento; assista e ouça. 22 de abril de 1500. Era uma quarta-feira. Coincidentemente, o mesmo dia da semana 520 anos depois.

A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.

O Brasil está em primeiro lugar ;no ranking mundial de crescimento do e-commerce, segundo estudo divulgado pelo Cupom Válido com dados da Statista. Com uma taxa de crescimento de 20,73% ao ano, o estudo aponta que o país possui um crescimento quase duas vezes maior que a média mundial.

Maior potência econômica da América Latina, o Brasil está entre as 10 maiores economias do mundo. Possui grandes reservas hídricas (as maiores do mundo) e abriga a maior parte da Floresta Amazônica.

Folclore Muito marcado pela influência indígena.

Continuar lendo