Quais são as boas práticas de fabricação?
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de procedimentos obrigatórios criados para garantir um padrão mínimo de qualidade nos processos de fabricação. Armazenagem, transporte e comercialização de diversos gêneros de consumo são exemplos.
Quais os principais objetivos das Boas Práticas de Fabricação?
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos.
O que são Boas Práticas de Fabricação Anvisa?
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação para o correto manuseio de alimentos, abrangendo desde as matérias-primas até o produto final, de forma a garantir a segurança e integridade do consumidor.
Qual a RDC que define as Boas Práticas?
RDC nº 44/2009 - Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.
O que deve constar no manual de Boas Práticas?
O que o meu Manual deve conter?
- Identificação do estabelecimento;
- Documentação;
- Estrutura física;
- Fluxograma;
- Equipamentos e utensílios;
- Qualificação dos fornecedores;
- Produção;
- Armazenamento;
O que é BPM e BPF?
Dependendo da etapa da cadeia na qual são implantadas, recebem diferentes denominações como Boas Práticas Agrícolas (BPA), Boas Práticas de Produção (BPP), Boas Práticas de Higiene (BPH), de Fabricação (BPF) e Boas Práticas de Manipulação (BPM).
O que significa o termo Boas Práticas?
Uma “boa prática” pode ser definida como atividades desenhadas para atingir um resultado desejado, utilizando um conjunto de ações comprovado, recomendado e aprovado.
Onde encontramos as regras de Boas Práticas?
O Manual de Boas Práticas (MBP) é um documento imprescindível conforme a RDC 216 e deve ser aplicado em todos os estabelecimentos que veiculam alimentos.
O que é um manual de Boas Práticas de Fabricação?
Manual de Boas Práticas (MBP): documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e a higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de ...
O que é manual de Boas Práticas de produção?
É um documento no qual estão descritas as atividades realizadas e os procedimentos adotados. O manual deve especificar todos os procedimentos de controle para cada etapa do processamento, desde a matéria-prima até o produto final, através dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) e das planilhas de registro.
Para que servem as Boas Práticas?
O Manual de boas práticas é imprescindível para o bom funcionamento do seu estabelecimento, bem como serve de guia para que todos os seus funcionários atuem da maneira correta de acordo com as legislações vigentes da vigilância sanitária.
O que quer dizer a sigla RDC?
A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) são normas regulamentares propostas pela Anvisa, visando garantir boas práticas por meio de padrões de qualidade de produtos e serviços.
Quem faz o BPF?
Aqui no Brasil, as BPF são fiscalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que toma como base a legislação sanitária do governo federal. A depender do setor, as regras mudam, pois, o órgão faz exigências específicas para cada tipo de produto.
Qual é a resolução das Boas Práticas de Fabricação?
RESOLUÇÃO - RDC Nº 275, DE 21 DE OUTUBRO DE 2002 Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos ...
Quais são os pops da RDC 216?
Segundo a RDC N°. 216/ 2004 os quatro POP's obrigatórios do manual de BPF são: Higienização de instalações, equipamentos e móveis; Controle integrado de vetores e pragas urbanas; Higienização do reservatório de água; Higiene e saúde dos manipuladores.
Quais são as RDC?
RDC, sigla para Resolução da Diretoria Colegiada, nada mais é que um tipo de regulamentação técnica, proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As RDCs, portanto, servem para estabelecer processos regulatórios, práticas e padrões de qualidade para produtos e serviços sob regulamentação da agência.