Quais são as bases mais fortes?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

* Bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca.

Os ácidos e bases fortes mais comuns são: HCl, HBr, HI, H2SO4, HNO3, H2CO3, LiOH, NaOH, KOH, Ca(OH)2 e Mg(OH)2. As bases fortes são compostas por metais alcalinos e metais alcalino-terrosos, com excepção para o hidróxido de berílio e de magnésio, uma vez que são pouco solúveis, formam bases moderadas.

Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).

a) Base forte
Uma base é forte quando sofre dissociação (liberação de cátions e ânion) facilmente. Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base.

Vamos então classificar uma base de acordo com os três critérios demonstrados, por exemplo, a monobase NaOH (hidróxido de sódio) é solúvel em água, apresenta elevado grau de dissociação e por isso é considerada uma base forte.

Exemplos de Bases

  • Hidróxido de Sódio (NaOH)
  • Hidróxido de Amônio (NH4OH)
  • Hidróxido de Potássio (KOH)
  • Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2)
  • Hidróxido de Ferro Fe(OH)3
  • Hidróxido de Cálcio (Ca (OH)2)

Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.

> 7

Inicialmente, a base forte está em excesso, logo o pH > 7. À medida que o ácido é adicionado, o pH diminui, mas ainda é i 7 maior que 7. No ponto de equivalência, o pH é dado pela solução do sal (neste caso o pH = 7) caso, o pH = 7).

Adenina, guanina, citosina, timina e uracila
As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição.

A realização passa pela capacidade de se achar o equilíbrio entre as três bases de uma vida completa: Saúde, Família e Trabalho.

As bases são substâncias comuns na natureza e em nosso cotidiano. Por exemplo, elas estão presentes em várias frutas como caju, bananas e caquis verdes. Existem também vários produtos fabricados em laboratório e em indústrias que têm as bases inorgânicas como principais constituintes.

b) Para o ânion do sal:
Para determinar a força, é necessário realizar a subtração da quantidade de oxigênios do ânion pela quantidade de hidrogênios do ácido. Se o resultado da subtração for maior ou igual a 2, será um ácido forte. Resultado igual a 1 indica ácido moderado e, se for igual a zero, temos um ácido fraco.

Geralmente, as bases mais solúveis são as mais fortes, como ocorre com o hidróxido de sódio (NaOH) que é bastante solúvel e possui grau de dissociação igual a 95%. No entanto, o hidróxido de amônio (NH4OH) é uma exceção, porque, apesar de ser muito solúvel, possui um grau de dissociação muito pequeno.

Então, o hidróxido de amônio é uma base fraca por possuir baixo grau de dissociação, liberando, percentualmente, poucos íons. O hidróxido de amônio é uma base fraca resultante da ionização da amônia .

Por convenção, um ácido é considerado forte quando o seu grau de ionização é maior ou igual a 50%. Isso significa que, a cada 100 moléculas de um ácido considerado forte adicionadas em água, pelo menos 50 delas devem ser ionizadas.

Existem três aspectos que identificam uma base:

  1. Sofre dissociação iônica parcial na presença de água;
  2. Reage com ácido, originando água e sal;
  3. Tornam a fenolftaleína vermelha.

A força das bases é medida por meio do grau de dissociação, que corresponde à porcentagem de fórmulas unitárias da base que de fato se dissociaram no meio aquoso.

Entre as aplicações das bases no cotidiano, temos: a soda cáustica usada na produção de sabões, o amoníaco, em produtos de limpeza; e o leite de magnésia usado como antiácido.