Quais são as bases fracas?

Perguntado por: nsilveira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Bases fracas: Bases de metais de transição, dos metais das famílias 13, 14 e 15 da tabela periódica, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) e o hidróxido de amônio (NH4OH).

Apenas uma pequena concentração de íons está presente; portanto, a amônia é uma base fraca. Apenas 'uma pequena concentração de íons amônio e hidróxido está presente em uma solução de NH3• Portanto, a amônia é uma base fraca (e um eletrólito fraco) (Figura 5.7).

Então, o hidróxido de amônio é uma base fraca por possuir baixo grau de dissociação, liberando, percentualmente, poucos íons. O hidróxido de amônio é uma base fraca resultante da ionização da amônia .

Vamos então classificar uma base de acordo com os três critérios demonstrados, por exemplo, a monobase NaOH (hidróxido de sódio) é solúvel em água, apresenta elevado grau de dissociação e por isso é considerada uma base forte.

As bases podem ser classificadas de acordo com o número de hidroxilas (OH-) que contem na molécula:

  • Monobases: 1 hidroxila (OH-)
  • Dibases: 2 hidroxilas (OH-)
  • Tribases: 3 hidroxilas (OH-)
  • Tetrabases: 4 hidroxilas (OH-)

Ácidos fracos são os ácidos que não se dissociam completamente em solução. Em outras palavras, um ácido fraco é qualquer ácido que não seja um ácido forte. A força de um ácido fraco depende do quanto ele se dissocia: quando mais ele se dissociar, mais forte é o ácido.

íon-hidróxido

O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água.

A área ideal para testar a base é na linha do maxilar para poder comparar a tonalidade do rosto e do colo. Quando você aplicar a base nessa área e ela desaparecer, então este é o tom certo. Não teste na mão ou no pescoço, pois estas regiões não possuem a mesma cor que a sua face.

Exemplos de bases solúveis: LiOH (Hidróxido de lítio) NaOH (Hidróxido de sódio) KOH (Hidróxido de potássio)

Quando os decompositores começam a atuar na matéria orgânica nitrogenada, liberam amônia (NH3) no ambiente. Essa amônia combina-se com a água do solo e forma o hidróxido de amônio, que se ioniza e produz o íon amônio (NH4+) e a hidroxila (OH-). Esse processo é conhecido como amonização ou amonificação.

Resposta. As bases fortes são as mesmas que são solúveis. Bases solúveis são as que tem cátions da família 1A, ou amoníaco, ou então a que tem cálcio, estrôncio ou bário. Como o hidróxido de magnésio e o hidróxido de berílio não se enquadram nessa categoria, são bases fracas.

7

A solução aquosa do sal NaCl (cloreto de sódio) possui caráter neutro (pH = 7).

- base insolúvel: Fe (OH)3 - hidróxido de ferro.

São praticamente insolúveis todas as bases que não apresentam metais alcalinos e alcalinoterrosos em sua constituição. Abaixo seguem alguns exemplos de fórmulas de bases praticamente insolúveis: Hidróxido de alumínio [Al(OH)3] Hidróxido de prata (AgOH)

Hidróxido de Alumínio [(AlOH)3]
Como o hidróxido de alumínio é uma base praticamente insolúvel (sua dissolução em água é praticamente desprezível), logo, a quantidade de cátions alumínio (Al+3) e ânions hidróxido (OH-) é extremamente pequena.

Um meio considerado neutro possui pH igual a 7, como é o caso da água destilada. Os ácidos possuem pH menor que 7, enquanto as bases possuem pH maior que 7.