Quais são as baixa tensão?

Perguntado por: urodrigues3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

As correntes de baixa tensão (BT) são aquelas que possuem carga de até 1 kV. As subestações de distribuição, depois de converter a energia para BT, distribuem a energia que vai para as residências, comércio e outros estabelecimentos.

Baixa tensão — BT
Neste ponto, a tensão está entre 50 volts e 1.000 volts para corrente alternada e entre 120 volts e 1.500 volts para corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

Alta tensão (acima de 69 kV e abaixo de 230 kV) Média tensão (acima de 1 kV e abaixo de 69 kV) Baixa tensão (igual ou menor de 1 kV)

Então, voltando, existem dois tipos de tensão:

  • Tensão continua – Quer dizer que ela não muda de polaridade no tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo.
  • Tensão alternada – A polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência.

As linhas de baixa tensão são utilizadas na maioria dos aparelhos elétricos, pois são menos perigosas e, além disso, contam com instalações protegidas por disjuntores e interruptores diferenciais colocados nos pontos de consumo.

As linhas de média tensão possuem um tensão elétrica entre 2,3 kV e 44 kV, e podem ser facilmente vistas em ruas e avenidas das grandes cidades, sendo compostas geralmente por três cabos aéreos, sustentados por cruzetas de madeira em postes de concreto.

Quanto é uma alta tensão? A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu, em casos específicos, que tensão acima de 230 kV é classificada também como alta tensão.

Trata-se de uma medida de proteção coletiva que emprega a extra baixa tensão com tensão máxima estabelecida segundo a natureza da corrente elétrica, contínua ou alternada, e influências ambientais, resistência elétrica do corpo e contato com potencial de terra.

220V

Se acender forte, com a luminosidade normal, a tensão da tomada é 220V.

Na prática, correntes maiores sempre precisam de uma tensão menor para atingir a potência em questão, mas o contrário também é verdadeiro. Equipamentos de 220V apresentam uma tensão maior mas, por outro lado, uma corrente menor. Já com os aparelhos de 127V, ocorre exatamente o contrário.

Como reconhecer a tensão muscular?

  1. limitações do movimento;
  2. fraqueza muscular;
  3. vermelhidão;
  4. rigidez local;
  5. inchaço.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulamenta que no fornecimento em 127 V a tensão adequada ao uso está na faixa de 116 V à 133 V. Para o fornecimento em 220 V, a faixa de tensão considerada adequada é de 201 V à 231 V.

Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A). V: Tensão elétrica, dado em volts (V).

No Brasil, há vários níveis de tensões: 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts.

127 ou 220 Volts

A energia elétrica é fornecida às casas por meio dos pontos de consumo, como tomadas e interruptores, e é medida por medidores de energia elétrica. Todo esse processo garante que a tensão elétrica que chega até nossas casas seja reduzida para 127 ou 220 Volts — tensões permitidas para utilizarmos em nossas residências.