Quais são as bacias hidrográficas do Estado de Goiás?

Perguntado por: uarruda5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

As Bacias Hidrográficas do Sudeste Goiano estão inseridas na Bacia do Rio Paranaíba, na porção sudeste do Estado, e é composta pelas bacias hidrográficas do Rio Corumbá, do Rio Veríssimo e pela porção goiana do Rio São Marcos.

Na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, destaca-se a região do Alto Rio Meia Ponte, que representa a área a montante (acima) da captação responsável pelo abastecimento de aproximadamente 50% da população de Goiânia e Região Metropolitana.

Os rios mais importantes de Goiás são: Aporé, Araguaia, Paranaíba, Vermelho e Corumbá.

Goiás Velho - A cidade de Goiás, hoje conhecida como Goiás Velho, foi a primeira capital do Estado e surgiu da existência de um vilarejo chamado Arraial de Santana, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno, filho de Bartolomeu Bueno da Silva, o bandeirante conhecido como Anhangüera, que havia partido de São Paulo em ...

Outra importante curiosidade sobre Goiás diz respeito à hidrografia. É dentro do território goiano que nascem drenagens alimentadoras de três importantes rios: Araguaia/Tocantins, São Francisco e Paraná. Juntas, as bacias ocupam uma área total de 2.431.980,91 quilômetros quadrados.

O Brasil passou ao regime republicano em 15 de novembro de 1889, fazendo de Goiás um estado.

A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece as doze Regiões Hidrográficas brasileiras.

O rio Goiana é formado a partir da confluência dos rios Tracunhaém e Capibaribe-Mirim, apresentando uma extensão de aproximadamente 18 km até a foz no Oceano Atlântico. A bacia do rio Goiana apresenta uma área de 2.847,53 km2 correspondendo a 2,90% da área total do Estado.

A mais difundida é a que diz que o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva (Anhanguera), em 1732, utilizou duas toras de madeira como ponte num trecho do rio. Ao voltar, só encontrou uma, sendo que a outra havia sido levada pela enchente – então teria chamado o rio de Meia Ponte, nome que o identifica até hoje.

O Rio Araguaia (rio das araras ou papagaio manso, no dialeto Tupi) nasce em Goiás, na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, situada na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso, próximo à cidade de Mineiros.

bioma Cerrado

Goiás tem quase todo seu território coberto pelo bioma Cerrado, mas atualmente resta apenas cerca de 35% da vegetação original do Estado.

de Anhanguera

A área total do município de Anhanguera é de 44 km², tornando-o o menor município do Estado de Goiás, tanto em população, quanto em área, e ficando entre os menores municípios do Brasil.

Segundo o estudo, Anhanguera é a única cidade goiana no ranking das cidades com menos de 1 mil habitantes.

Goiás possui 246 municípios e mais de 7,2 milhões de habitantes..

Alguns historiadores apontam que o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, foi o descobridor de Goiás já que foi o primeiro a se fixar no estado. Em outubro de 1725, após três anos da saída dos bandeirantes de São Paulo, para lá eles retornam com a descoberta de minas e córregos auríferos.

História do Município. Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada em 1727, no Ciclo do Ouro, e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular, razão pela qual foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 14 de dezembro de 2001.

Bartolomeu Bueno da Silva Filho

Fundada no século XVIII pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, que lhe deu o nome de Vila Boa de Goiás, a cidade foi próspera enquanto havia riqueza na época do ciclo do ouro. Era a capital do estado até meados de 1930.

A origem do nome Rio Vermelho vem da palavra tupi Camorogipe, que indicava um rio de águas barrentas e piscosas. Conhecido como Rio das Tripas, hoje é um esgoto a céu aberto.